A avaliação Institucional é um dos principais instrumentos que alunos, professores e/ou colaboradores têm para promover ações administrativas e pedagógicas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pela UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá.

Saiba mais

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão colegiado instituído e regulamentado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com atribuição de condução dos processos de avaliação interna das Instituições de Ensino Superior (IES).

A CPA coordena a avaliação das atividades fins: ensino, pesquisa e extensão; e das atividades meio: processos, infraestrutura e gestão.

Além desta atribuição, deve sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), obedecidas as seguintes diretrizes:

  1. Constituição por ato do dirigente máximo da IES, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada à composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
  2. Atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.

Confira os membros da CPA da UniCatólica:

MEMBROS DA CPA

A avaliação institucional divide-se em duas modalidades:

  • autoavaliação: coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.
  • avaliação externa: realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

Conduzida pelas comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações levadas a cabo pelas IES. Independentemente de sua abordagem, o processo de avaliação externa se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar suas naturezas formativas e de regulação numa perspectiva global.

Periodicamente, o MEC avalia os cursos da UniCatólica, por meio do sistema de avaliação do Enade/Censo e de visitas in loco.

O MEC utiliza, em seus indicadores, uma escala que varia de 1 a 5:

  • Conceito 1: insatisfatório muito ruim.
  • Conceito 2: insatisfatório ruim.
  • Conceito 3: satisfatório.
  • Conceito 4: satisfatório bom.
  • Conceito 5: satisfatório muito bom.

O sistema de avaliação ENADE/CENSO gera dos seguintes indicadores:

  • CPC: o Conceito Preliminar de Curso reflete a percepção dos alunos quanto à infraestrutura e recursos pedagógicos, titulação e regime de trabalho do corpo docente, o valor agregado ao aluno (diferença entre a nota do Enem e o desempenho no Enade), e a nota dos alunos no Enade.
  • IDD: o Indicador da Diferença entre os Desempenhos observado e esperado denota o valor agregado pela instituição de ensino superior, comparando o desempenho no Enem e no Enade dos alunos de um curso.
  • ENADE: é a nota padronizada obtida pelo curso na prova aplicada aos concluintes do curso.
  • IGC: é calculado o Índice Geral de Cursos da instituição com base nos resultados de seus cursos no triênio do Enade.

As ações da CPA obedecem a leis e diretrizes a seguir:

Projetos de Autoavaliação

Relatórios de Autoavaliação