• Responsabilidade Social

Responsabilidade Social da UNICATÓLICA

 

ATENDIMENTO-ODONTOLOGIA-UNICATÓLICA-QUIXADÁ

O Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), em sua trajetória, é marcado pela transformação de realidades, juntamente com a comunidade regional, e firma sua responsabilidade social através de serviços prestados de forma gratuita a população.

Atualmente, além de sua ampla e moderna estrutura de salas, laboratórios de informática, de saúde e clínicas, a Instituição disponibiliza serviços gratuitos à comunidade, como serviços de psicologia aplicada, atendimento jurídico, serviços de odontologia, ações de fisioterapia, ações esportivas, procedimentos administrativos, entre outros.

O serviço odontológico é realizado de forma única com cada indivíduo. No início, são examinadas e diagnosticadas todas as carências referentes a saúde bucal a serem tratadas no paciente e este recebe o acompanhamento até o final de seu tratamento. Em 2016, a Instituição inaugurou o novo Centro Cirúrgico de Odontologia que proporciona o suporte necessário para tratar dos casos mais complexos dos pacientes que necessitam de cirurgias, além de possibilitar ao corpo discente uma experiência de estágio única e o aperfeiçoamento profissional.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) tem como objetivo primordial de uma clínica-escola complementar a formação profissional dos estudantes do curso de graduação em Psicologia, através da prática dos Estágios Profissionalizantes I e II. O serviço abrange o atendimento à comunidade de Quixadá e das cidades circunvizinhas, por meio de demanda espontânea e/ou encaminhamentos da área da saúde do nível primário e secundário de atenção, tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF’s) e ainda os centros no cenário da assistência social do Sertão Central cearense.

A Clínica Escola de Fisioterapia possibilita aos pacientes um atendimento diferenciado, onde busca-se a vivência da independência, estímulo e interação entre os pacientes. Dessa forma, os acadêmicos do curso prestam serviços cardiorrespiratórios, traumatológicos, de neurologia para adultos e crianças, além de hidroterapias.

Destinando-se a orientações jurídicas, audiências extrajudiciais, ações ajuizadas e palestras nas comunidades, os serviços jurídicos cabem ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição que, por sua vez, realiza um trabalho de profundo alcance social, na prestação de orientação e assistência jurídica a pessoas que não dispõem de meios de para contratação de advogado na esfera privada. Atualmente, o NPJ conta com estrutura própria, interligada à Coordenação do curso, ao PROCON e à sala da Defensoria Pública do Estado do Ceará, instituição de papel fundamental nessa missão, com a qual a Unicatólica mantém exitoso convênio. Da mesma forma, o serviço é realizado pelos próprios alunos do curso.

As ações de Educação Física prestadas a comunidade são efetivadas através dos eventos esportivos promovidos pela Instituição, juntamente com os acadêmicos do curso, através de campeonatos e torneios no âmbito municipal e região do Sertão Central.

A Atitude Empresa Júnior (ATEJ) é uma empresa de consultoria estratégica formada pelos alunos dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação que tem como objetivo dar suporte aos gestores das empresas os direcionando a tomada de decisões estratégicas, gerando impacto sobre os resultados atuais e futuro das empresas. A ATEJ tem como objetivo principal profissionalizar seus integrantes por meio da vivência empresarial, através das atividades desenvolvidas pelos cursos que é vinculada. Tem, ainda, como atividade a prestação de serviço em consultoria, análise de mercado, plano de negócio e eventos educacionais.

Em 2015, o Complexo Odontológico contabilizou cerca de 8.748 atendimentos; o Serviço de Psicologia Aplicada, cerca de 4.205 consultas; a Clínica de Fisioterapia, por sua vez, aproximadamente 3.388 atendimentos, o Núcleo de Práticas Jurídicas, cerca de 455, o Complexo Esportivo realizou 852 eventos e a Empresa Júnior 1.150 procedimentos.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2015, concedeu ao Centro Universitário Católica de Quixadá o selo “Instituição Socialmente Responsável 2015/2016” certificando-a como Instituição de Ensino Superior comprometida com a educação e com a sociedade. O selo Instituição Socialmente Responsável 2015/2016 é a confirmação da conduta e o reconhecimento do compromisso adotado pela Instituição, que desenvolve seu trabalho primando pela qualidade do ensino, mas também o incentivo ao trabalho social, envolvendo seus alunos, professores e colaboradores.

Desta forma, a realização de todos esses serviços prestados à comunidade pela UNICATÓLICA configura-se como ferramenta de transformação da realidade local, uma vez que, por meio da prestação destes serviços, a IES contribui com o atendimento de necessidades básicas da população de Quixadá e região do Sertão Central Cearense.]

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNICATÓLICA