STANIANDO AGOSTO 2022

11h48m 22/08/2022 - Staniando


thumbnail

Nesta semana participei de uma reunião com alguns alunos, nela, eles expuseram, dentre outras coisas, seus sonhos. Fiquei ouvindo-os: “ser um profissional de destaque”, “constituir uma família feliz”, “ter um consultório para chamar de meu”, “ser feliz, casar e ter filhos”, “terminar minha faculdade e trabalhar”, “ser um professor universitário”, e por aí os sonhos e desejos eram relatados com empolgação. Ouvia-os atentamente e matutava: Conseguiriam eles realizá-los? Estariam eles empenhados realmente na sua realização? Já iniciaram a escalada da realização do tal sonho?

Também tenho, ainda, sonhos e projetos, e muitos, mas hoje, mais experiente, traço objetivos e metas plausíveis, concretas com data de término para atingi-los com mais precisão. Sou ressabiada com sonhos, gosto de ter certeza de que poderei realizá-los, assim forneço ao meu sonho, objetivos. Neste momento, quando anoto em meu caderninho, ele passa a fazer mais sentido para mim.

Quem me conhece mais de perto sabe que tenho caderno para tudo: para as perguntas sem respostas, para desabafos, para as orações, para staniar, para lembrar das minhas obrigações diárias e  o caderno dos meus sonhos pessoais, familiares e profissionais, todos com objetivos e metas estabelecidas. E por aí vai, tudo anotadinho.

Assim quando um sonho surge, estabeleço um objetivo para ele com data para que ele fique conectado com a minha realidade, depois divido este objetivo em ações menores permitindo que eu visualize todo o percurso necessário para a realização de meu sonho. E aí “mãos à obra”. Mudo, por muitas vezes, os objetivos e as metas estabelecidas, mas nunca mudo o sonho. E vou seguindo,” alegre e faceira” como dizia minha saudosa mãe.

Lembre-se, assim, de que nós temos uma tenência a deixar as coisas importantes da nossa vida para serem realizadas no dia seguinte e no dia seguinte… Ficar com muitas propostas na mente, com planos de execução que não se tornam ação, faz-nos viver mais de sonhos do que de realidades construídas. Adiam nossa felicidade.

Não deixemos as coisas para amanhã! Amanhã será sempre amanhã.

Faça um esforço. Trace metas concretas atingíveis e coloque já em prática o seu projeto de vida, com datas definidas. Comece a concretizar seu sonho.

Profa. Dra Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro