UniCatólica participa da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, evento chave para o fortalecimento do SUS
Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, o Centro de Eventos do Ceará se tornou palco de um importante encontro que reuniu profissionais e gestores da área da saúde para debater questões cruciais sobre o trabalho e a educação em saúde no estado. A 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CEGTES) foi realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e teve como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”.
O evento contou com a presença da Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; além de profissionais da Saúde e docentes, dentre eles os Docentes da UniCatólica: Prof. Tiago Fernandes, do curso de Educação Física; e a Profa. Aleide Viana, do curso de Enfermagem .
A 4CEGTES é um evento de grande relevância para a saúde pública, pois se constitui como o ponto alto do controle social do estado do Ceará. Esse processo foi construído desde as conferências municipais e regionais, que aconteceram em todas as regiões do estado e culminaram na eleição de delegados. Estes delegados têm a responsabilidade de levar as propostas discutidas e aperfeiçoadas em Fortaleza para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília-DF no final deste ano.
As conferências, como esta, têm o objetivo de construir a base para propostas de políticas públicas essenciais ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os temas abordados, a educação na saúde ocupou lugar de destaque – um assunto de grande interesse para a UniCatólica, que hoje conta com oito cursos na área da saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, e outros.
A participação da UniCatólica na 4CEGTES reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento de um SUS mais forte e eficaz, não apenas para os profissionais, mas também para toda a população. A presença dos professores Tiago Fernandes e Aleide Viana exemplifica o envolvimento acadêmico em debates que podem gerar mudanças significativas na formação e atuação dos profissionais de saúde.
As Conferências, de acordo com o Prof. Tiago Fernandes, “irão construir a base para as propostas de políticas públicas, essenciais para o fortalecimento do SUS, e esta em especial discutirá questões relacionadas a educação na saúde, assunto de grande interesse para a UniCatólica que desde 2004 vem formando milhares de profissionais em diversos cursos da área da saúde.”
A Secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que esteve presente na abertura da Conferência, destacou a valorização profissional como fundamental para o crescimento da Saúde Estadual e para o êxito do movimento de regionalização. “Para que a gente possa, cada vez mais, levar acesso à população, a gente tem que dar o melhor para os nossos trabalhadores de saúde”, disse.
Este evento reflete o compromisso da instituição em contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas que assegurem um SUS robusto e inclusivo, onde o trabalho digno e a educação qualificada sejam pilares fundamentais para a melhoria contínua dos serviços de saúde.
* Com informações da Secretária de Saúde do Ceará.
Deixe seu comentário