Grupo de Pesquisa da UniCatólica visita a Secretaria de Povos Indígenas do Ceará

14h31m 24/10/2024 - Pesquisa e Iniciação Científica


thumbnail

Um grupo de pesquisa da UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), realizou uma visita à Secretaria de Povos Indígenas do Estado do Ceará, no município de Fortaleza-CE, com o intuito de conhecer de perto as ações e iniciativas direcionadas ao apoio e à inclusão dos povos indígenas, com foco especial no povo Warao.

Durante o encontro, os pesquisadores tiveram a oportunidade de dialogar com a Coordenadora de Políticas Públicas, Rosa Pitaguary; o Orientador da Célula de Movimentos Indígenas, Nailto Tapeba; o Coordenador Jurídico, Alexandre Fonseca; e o Orientador de Célula, Alexandre Júnior.. A discussão centrou-se nos desafios enfrentados pelos Warao, originário da Venezuela, que, além de serem indígenas, também são imigrantes refugiados, o que agrava ainda mais a situação de vulnerabilidade desse grupo.

Os representantes da secretaria explicaram as políticas implementadas para garantir os direitos e a dignidade dessas comunidades, e compartilharam os desafios enfrentados por essas comunidades em um contexto de migração e vulnerabilidade social, incluindo a falta de acesso a serviços básicos e a necessidade de políticas de inclusão social.

A equipe de pesquisa, composta pelo professor orientador Me. Francisco José Mendes Vasconcelos e estudantes dos cursos de Direito e Psicologia da UniCatólica e da Faculdade Ari de Sá — Calualane Cosme Vasconcelos, Maria Araújo Costa, Millena Oliveira Teles e Paula Érica Lopes de Melo —, enfatizou a relevância da interação entre a academia e as instituições públicas para promover estudos que contribuam para a justiça social e a defesa dos direitos dos povos indígenas.

“A pesquisa com os Warao surgiu da curiosidade de entender os motivos e peculiaridades que envolvem o fluxo migratório deles para o Brasil. A chancela da FUNCAP/UniCatólica permite que possamos pensar o viés social, para não só entender essa dinâmica, mas também para que possamos fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que irão contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a discente do 2º semestre do curso de Direito da UniCatólica, Paula Érica Lopes de Melo.

A Pesquisadora Voluntária Calualane Cosme, discente do 6° semestre do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, destacou que o contato com lideranças indígenas enriqueceu a compreensão sobre a realidade dos povos Warao: “Dialogar diretamente com representantes do tema, que não apenas trabalham com o povo Warao, mas também pertencem a diversas etnias, trouxe uma riqueza de experiências e conhecimentos valiosos para a pesquisa”.

Os representantes da secretaria ressaltaram a importância do diálogo com instituições de ensino para fortalecer a defesa dos direitos indígenas e assegurar que as vozes dessas comunidades sejam ouvidas e respeitadas.

A visita à secretaria faz parte de um projeto maior, que visa investigar as condições de vida dos Warao no Brasil e propor soluções que respeitem seus direitos e garantam sua inclusão social. O professor Francisco José Mendes Vasconcelos destacou que a colaboração entre a universidade e a Secretaria de Povos Indígenas é fundamental para fortalecer a defesa dos direitos dessas comunidades e assegurar que suas vozes sejam ouvidas. “Essa reunião não apenas ampliou nosso entendimento sobre as complexidades enfrentadas, mas também abriu portas para futuras colaborações e diálogos sobre a promoção dos direitos indígenas”, complementa o docente.