Bolsistas do PIBIC publicam artigo em revista internacional
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), provindo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa apoiar a política de Iniciação Científica nas Instituições de Ensino através da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) aos discentes de graduação que almejam desenvolver projetos de pesquisa, objetivando, assim, disseminar o acesso e a integração do discente à cultura científica.
Na UniCatólica, é marcante a contemplação de bolsas de pesquisa do PIBIC, e agora, no segundo semestre de 2023, chega à conclusão um dos projetos de pesquisa intitulado como “Contornos no ensino inclusivo na abordagem do Transtorno do Espectro Autista”, desenvolvido pela aluna bolsista Yara de Oliveira Alves, junto às alunas voluntárias Quintina Kelleyn Paulino Nogueira, Sofia Medeiros da Cruz e Thais Brito Alexandre, do curso de Psicologia, sob orientação da Profa. Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UniCatólica com o parecer 5.642.462, substanciado do CEP, em virtude da inclusão e respeito à diversidade no ambiente escolar.
A pesquisa desenvolveu o estudo acerca das práticas e das perspectivas de profissionais da educação que atuam na área inclusiva com relação ao ensino do aluno com Transtorno do Espectro Autista, compreendendo e analisando o impacto do TEA no cotidiano dos indivíduos, especialmente no desenvolvimento da sociabilidade, da comunicação, do aprendizado e dos relacionamentos pessoais. Trata-se de um estudo de pesquisa bibliográfica conduzido utilizando diversas fontes de dados disponíveis online, com foco na análise dos serviços de inclusão oferecidos pelas escolas e nas práticas de intervenção direcionadas aos alunos com TEA.
Na conclusão do desenvolvimento de sua metodologia teórica e prática, a pesquisa encerra suas atividades conquistando publicações em artigos de abrangência nacional e internacional, como na Revista Observatório de La Economía Latinoamericana, periódico registrado sob ISSN 1696-8352 e com Qualis A4, o quarto melhor na classificação da CAPES, evidenciando assim, a efetividade dos projetos de Iniciação Científica fortalecidos na UniCatólica.
Acesse o artigo em: https://doi.org/10.55905/oelv21n8-088
Deixe seu comentário