UniCatólica e CDVA participam da Ordenação Episcopal de Dom Aurélio Pinto, 4° Bispo Eleito de Quixadá
Na noite do último sábado, 15, a Reitoria da Unicatólica e a Direção Geral do CDVA – Colégio Docesano Valdemar Alcântara – fizeram-se presentes na solenidade de ordenação do Monsenhor Aurélio Pinto de Sousa, celebrada na Catedral de Sant’Ana, em Tianguá. A ordenação Episcopal acontece após a nomeação realizada pelo Papa Francisco para que o sacerdote apascente o rebanho da Diocese de Quixadá.
A ordenação episcopal foi conduzida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Na celebração, estiveram presentes diversos bispos, sacerdotes e seminaristas, de diversas dioceses que integram a CNBB Regional Nordeste 1, incluindo o clero da nossa Diocese de Quixadá. Participaram também Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, Bispo da Diocese de Tianguá, e Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, Bispo Emérito de Tianguá.
A posse canônica de Dom Aurélio está marcada para o dia 5 de agosto, sábado, a partir das 18h, na Catedral Jesus, Maria e José. Ao tomar posse, Dom Aurélio passa a ser o 4º Bispo Diocesano de Quixadá. O cargo estava vacante desde 15 de dezembro de 2021, com a renúncia de Dom Ângelo Pignoli.
Além das instituições educacionais que compõe a Rede Católica de Quixadá – quais sejam: UniCatólica, que foi representada pelo Magnífico Reitor, Prof. Marcos James; pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Marcos Nobre; e pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Karla Bruna; e CDVA, que foi representado pela Diretora Geral, Profa. Eliene Maciel Araújo; e pela Vice-Diretora, Profa. Yara Nobre – fizeram-se também presentes os representantes do Hospital Maternidade Jesus Maria e José, na pessoa do Diretor-geral, Dr. Kaléu Mormino Otoni, e da Rádio Cultura de Quixadá, na pessoa do comunicador Vanderley Paulino. Também estiveram presente gestores e colaboradores que também integram as instituições coirmãs da Rede Católica de Quixadá.
Para o Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James, “a chegada de Dom Aurélio traz uma nova inspiração para que possam evangelizar por meio do trabalho na educação, saúde e comunicação, para continuar transformando a sociedade de Quixadá e do Sertão Central Cearense”, destacou.
Natural de Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, Dom Aurélio Pinto ingressou no Seminário São José, em Tianguá, em 1994. Cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará, em Fortaleza, e fez bacharelado e mestrado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. Em 2009, deixou o Brasil para fazer doutorado em Teologia Dogmático-Sacramental, em Roma, na Itália.
Após voltar ao Ceará depois do doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016) e foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início de 2023 atuou como pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará.
Deixe seu comentário