• Blog da UniCatólica

UniCatólica se prepara para o retorno da Colação de Grau presencial
Institucional

UniCatólica se prepara para o retorno da Colação de Grau presencial

Entrar no ensino superior é o sonho de muitos, e conquistar o diploma em sua profissão de escolha é o desejo de todo estudante universitário. A vida acadêmica traz experiências e oportunidades incríveis para os acadêmicos durante sua formação. É um tempo, também de superação, desafios e conquistas em busca da tão sonhada formatura.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, que impossibilitou a realização das últimas Solenidades de Colação de Grau, a UniCatólica, assim como todas as outras Instituições de Ensino Superior, concedeu a outorga do grau de forma virtual. Todavia, com o declínio no número de óbitos e internamentos, a chegada das vacinas e, mediante as recomendações sanitárias e de saúde estabelecidas pelos órgãos competentes, a Colação de Grau 2022.1 do maior Centro Universitário do Sertão Central, acontecerá, após quase três anos, de forma presencial, possibilitando que os formandos possam finalmente, ao lado de colegas, amigos e familiares, comemorar a conclusão de mais uma etapa em suas vidas.

As celebrações em alusão a Formatura 2022.1 acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, estando programado para o dia 20 de julho (quarta-feira) a Missa em Ação de Graças, na Catedral Jesus Maria e José, a partir das 19h e no dia 21 de julho (quinta-feira) a Solenidade de Colação de Grau, no Ginásio Poliesportivo da Unicatólica, a partir das 20h. Em entrevista, a Comissão Institucional de Colação de Grau pode antecipar que o rito sofreu pequenas modificações, com a inserção de novos protocolos e uma surpresa, que será revelada apenas na hora do evento.

Sabe-se que há mais de dois meses os trabalhos para os dois dias de evento vêm sendo estrategicamente planejado. Wendel Brito, Coordenador de Marketing e membro da Comissão Institucional de Colação de Grau, informou que uma grande estrutura será montada para receber os formandos, familiares, amigos, convidados e toda a sociedade, para ele “Os dois dias de evento representam a graça e bondade de Deus, sobretudo neste tempo adverso em que passamos, como também o envio a sociedade e ao mercado de trabalho de profissionais qualificados e sobretudo humanos, em uma Instituição ética, sustentável e comprometida com a transformação social”.

Crislane Nascimento, colaboradora e também membro da Comissão Institucional de Colação de Grau, destacou o envolvimento de toda a equipe da UniCatólica para o evento e o “gostinho de saudade” que vai deixando. “Estamos ansiosos para a chegada do grande dia, de uma coisa temos certeza: iremos entregar o melhor evento da vida deles, para deixar marcado na memória, por isso estamos diuturnamente dedicados na plena execução do nosso projeto. Nos alegramos em entregar tantos profissionais a sociedade, mas no nosso coração, vai ficando o gostinho da saudade de ver cada um deles em nosso campus. ” Relatou.

UMA HISTÓRIA DE CORAGEM, DEDICAÇÃO E RESILIÊNCIA

Em uma narrativa cheia de emoções,o formando do curso de Odontologia, Breno Monteiro, desdenhou um pouco da sua trajetória ao longo dos últimos cinco anos. Selecionamos alguns trechos em que o formando relata suas lutas, até chegar ao grande dia:

“Exatamente no dia 08 de janeiro de 2017 eu estava no meu quarto chorando e triste, pois tinha passado no vestibular, porém não tinha como fazer a matrícula. A dona Mara Rosa (avó) chegou no meu quarto e me disse: Eu não sei como meu filho, mas se arruma, vamos fazer a sua matrícula, eu só ficarei em paz quando te ver formado e eu, sem acreditar, peguei minha moto 50cc fomos fazer a matrícula. Esse foi o dia mais feliz da minha vida, voltando para casa com R$1,50 de troco, mas com a fé em Deus e a felicidade no coração de que ali estaria começando uma linda história.

Dois meses depois, consegui o FIES e quando cheguei em casa comemorei chorando com uma alegria indescritível e uma sensação inexplicável, mas o que Deus preparava era muito maior, e um ano depois fui aprovado no PROUNI (Programa Universidade para Todos) com uma bolsa integral de 100% que me possibilitou a passar pelo ensino superior com uma bolsa de 100%.

Foram os cinco anos mais longos e gratificantes de toda a minha vida, apesar de ter uma bolsa 100%, tive que abrir mão de diversas coisas para continuar. Por vontade minha e um sonho paralelo, comecei a trabalhar e estudar para que pudesse me manter na faculdade e realizar esse sonho. Não foi fácil, foram anos de muita coragem, luta, dedicação e resiliência. Tive que abrir mão de alguns sonhos em detrimento de outros, abri mão de bens materiais, de conforto, de saída com amigos, de viagens e de diversas outras coisas. Inúmeras vezes senti vontade de largar tudo para o ar, me sentia esgotado, sem forças e sem ânimo e, em Deus, encontrei força, coragem e resiliência para continuar.

Enfim, estou há poucos dias de me formar e o que carrego dentro de mim é um sentimento de gratidão por todo o caminho que percorri para chegar até aqui. Agradeço primeiramente a Deus, a minha família, aos meus amigos e todos os profissionais da UniCatólica, em especial aos meus professores, que com muito profissionalismo, atenção e dedicação, contribuíram nesta minha trajetória. ”

Por: joelson

Deixe seu comentário