
Projeto de professor da UniCatólica é contemplado com o projeto ‘Cápsula da Ciência’
Desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o superlaboratório Sirius (o maior acelerador de partículas da América Latina), o projeto ‘Cápsula da Ciência’ se apresentará em Quixeramobim entre os dias 17 e 19 de novembro, permitindo, de forma imersiva e gratuita, experimentos sobre a estrutura da matéria feitas pelo centro de pesquisa em Campinas (SP). A estrutura que será utilizada é de um domo geodésico de 100m², equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada e interativa, geram imagens em 3D em um ângulo de 360° (projeção full dome).
Com o objetivo de expandir a percepção da sociedade a respeito da ciência e sua importância para resolução de problemas práticos do presente e do futuro, foi que a proposta enviada pelo doutorando em Engenharia e Ciência de Materiais, José Souto Sarmento, professor dos cursos de engenharias da UniCatólica, teve seu trabalho selecionado entre os milhares de inscritos para receber o Domo durante a turnê que viaja pelo Brasil. O projeto foi inscrito pela E.E.M Andrade Furtado 2, Distrito de São Miguel – Quixeramobim, unidade de ensino onde o professor também atua. Além de Quixeramobim (CE), os municípios brasileiros de Gaspar (SC), Campinas (SP), Guarapari (ES), Lagarto (SE), Brasília (DF) e Manaus (AM), foram contemplados com a turnê que tem previsão de término para o dia 17 de dezembro.
Souto destaca a referência do Sirius para pesquisadores “o Sirius é um grande aliado, pois é o maior acelerador de partículas da América Latina. Estou muito feliz em ter meu projeto aprovado e poder levar a tantos estudantes do ensino básico e do ensino superior a possibilidade de vivenciarem a importância de investigar materiais na escala dos átomos e moléculas para resolver grandes problemas científicos do presente e do futuro, trazendo o que é ciência de ponta e o que se pode fazer nas áreas de materiais avançados, agricultura, energias e saúde”, destacou.
Aberto ao público, as sessões têm duração de seis minutos e o principal objetivo é despertar e manter o interesse dos estudantes pela ciência.
Serviço:
Cápsula da Ciência em Quixeramobim
Datas: 17, 18 e 19 de novembro.
Local: Praça Nossa Senhora de Fátima (Praça da prefeitura).
Horário: 8h às 12h e 15h às 19h.
Deixe seu comentário