• Blog da UniCatólica

Alunos da UniCatólica são aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Institucional

Alunos da UniCatólica são aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

No dia 30 de junho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final da primeira edição de 2022 do Exame de Suficiência. A prova foi realizada no dia 15 de maio de 2022 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF). O exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Nesta última edição do exame, os alunos do curso de Ciências Contábeis da UniCatólica: Ana Clara Leôncio de Castro, Dhavy Sued Freitas Monte, Guilherme Estevão Lopes, Manuelly Cavalcante Nobre, Natália Kelly de Sousa Cavalcante, Paula Isabelle Mariano Sales, Pedro José Moraes de Moura, Ravelly Kelly Freitas de Sabóia Xavier, Victoria Lisy de Oliveira Silveira e Virna Nicole França Carneiro, tiveram a alegria de ver estampado os seus nomes, na relação de aprovados. Eles agora estão aptos a atuarem como contadores de forma profissional e registrada.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniCatólica, Prof. Daniel Paiva Mendes, ressaltou da alegria em receber o resultado. “O excelente resultado é motivo de comemoração toda a comunidade acadêmica, dos discentes que não mediram esforços, mesmo com inúmeras adversidades enfrentadas nos últimos anos pela Covid-19, dos docentes, coordenação e da Reitoria da UniCatólica, que deram todo o suporte necessário aos alunos, com investimentos em uma nova proposta pedagógica, alinhado com as competências e habilidades profissionais emergentes,  infraestrutura moderna e tecnológica, além de professores capacitados e comprometidos com a educação e a formação dos nossos futuros e agora, contadores.”

Vale ressaltar que, recentemente, a UniCatólica protocolou, junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), o pedido de realização do Exame de Suficiência no Município de Quixadá-CE. Atualmente as aplicações das provas do Exame de Suficiência do CFC no Ceará estão concentradas apenas nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, deixando um vazio assistencial nas regiões do Sertão Central, e regiões circunvizinhas

O EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC

É uma avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil, onde demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias ao exercício da contabilidade. São realizadas duas edições durante o ano e o teste possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada. É aprovado o candidato que acertar 25 ou mais questões.

O Exame de Suficiência vem sendo realizado, pelo CFC, desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei n.º 9.295/1946 – com alteração da Lei n.º 12.249/2010 –, que estabelece que a aprovação no Exame é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O CFC regulamentou a aplicação do Exame por meio da Resolução n.º 1.486/2015.

Por: joelson

Deixe seu comentário