• Blog da UniCatólica

UniCatólica é selecionada com 32 bolsas do Programa PET-Saúde do Ministério da Saúde
Editais e SeleçãoSaúde e Bem-Estar

UniCatólica é selecionada com 32 bolsas do Programa PET-Saúde do Ministério da Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), contemplou a UniCatólica e outras 09 Instituições de Ensino Superior no Estado do Ceará, dentre as 142 aprovações do projeto em todo o Brasil. O referido programa oferecerá bolsa para 32 alunos da UniCatólica dos mais diversos cursos da saúde e a 12 profissionais da rede de assistência, na condição de tutor, fechando um investimento de mais de R$ 200.000,00 em bolsas.

O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. A UniCatólica é a única Instituição no Sertão Central e uma das duas do interior do Estado, a serem contempladas com o PET-Saúde Gestão. O Programa será executado no município de Quixadá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município, fortalecendo tanto o ensino da saúde quanto os equipamentos públicos de saúde de Quixadá.

A edição “Gestão e Assistência” (2022 – 2023) propõe-se a desenvolver competências e habilidades que contribuam e colaborem com a gestão das políticas de saúde; a estrutura e a organização da rede de Atenção à Saúde; a regulação em saúde e a organização da sociedade civil, em uma perspectiva generalista, humanista, crítica e reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania; desenvolver competências e habilidades que possibilitem aos alunos atuar nos diversos cenários de prática, no contexto de articulação ensino-serviço, buscando o aprendizado, bem como a aquisição de competências e habilidades específicas da atividade profissional e da vivência da prática previstas na contextualização curricular.

Para o Reitor da Unicatólica, Prof. Marcos James, “O PET-Saúde proporcionará uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade, envolvendo discentes, docentes e profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá de acordo com as necessidades do SUS.  Dentre os 142 projetos aprovados em todo o Brasil, a UniCatólica e a Prefeitura de Quixadá, por intermédio da Secretaria de Saúde, traz um aperfeiçoamento na qualificação nos serviços dos profissionais da saúde, bem como a iniciação do trabalho formal para os alunos de graduação. ”

Vale ressaltar que a Unicatólica já participou de 2 outras edições do Programa: PET-Redes, em 2013 e PET-Graduasus, em 2015. Para o Pró-Reitor de Graduação da Unicatólica, Prof. Marcos Nobre, “A Escola de Saúde da UniCatólica é consolidada na região por sua contribuição para a formação de profissionais aptos a atuarem com excelência no SUS. Este projeto fortalece tanto o ensino da saúde quanto os equipamentos de saúde do município, além de oferecer bolsa para 32 alunos da UniCatólica, futuros profissionais capacitados para atuarem na rede de assistência nas áreas da Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia. ”

Os alunos interessados em candidatar-se em uma das bolsas deverão se inscrever exclusivamente via e-mail (petsaude@unicatolicaquixada.edu.br) até às 12 horas da tarde do dia 25 de julho de 2022, mediante entrega da ficha de inscrição, preenchimento da carta de interesse dirigida à Coordenação do PET-Saúde da UniCatólica e a declaração de Compromisso do Monitor Bolsista, disponível no site da UniCatólica (unicatolicaquixada.edu.br/blog).

Somente poderão se inscrever no PET-Saúde, os (as) candidatos (as) que estiverem regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia ou Odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá – UniCatólica, no período do 7° ao 10° semestre.

Acesso ao edital PET – Saúde (2022-2023):

EDITAL PET – SAÚDE (2022-2023)

FICHA DE INSCRIÇÃO

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA

CARTA DE INTENÇÃO

Por: joelson

Deixe seu comentário