Ministro da Educação reconduz reitor da UniCatólica a grupo estratégico do MEC

há 18 hora(s) - Institucional


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O Ministro da Educação, Camilo Santana, nomeou, pelo segundo ano consecutivo, o reitor da UniCatólica, Prof. Dr. Marcos James, como membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) responsável por subsidiar a formulação e implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT).

A recondução foi oficializada por meio da Portaria MEC nº 544, de 24 de julho de 2025. O GTI, criado pelo Decreto nº 11.985/2024 e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem a missão de elaborar um diagnóstico detalhado sobre a situação da educação profissional e tecnológica no Brasil, propor metodologias para identificar e atualizar as demandas do setor e definir metas, estratégias e indicadores de avaliação para a política nacional.

O grupo, coordenado pelo Ministério da Educação, reúne representantes de diferentes pastas do governo federal, órgãos públicos, conselhos profissionais, trabalhadores e estudantes. James atua como representante do Conselho Federal de Administração (CFA), cargo no qual se destaca pela experiência acumulada no campo da administração e pelo protagonismo no cenário educacional brasileiro.

Entre as atribuições do GTI estão a apresentação de um diagnóstico sobre a situação da Educação Profissional e Tecnológica no país, a proposição de metodologias para identificar e atualizar a demanda por cursos e formações, a elaboração de subsídios para a definição de metas e estratégias, bem como o estabelecimento de indicadores e métricas capazes de acompanhar e avaliar a implementação da política nacional.

O plano de ação do GTI prevê medidas como a expansão da oferta de cursos em instituições públicas e privadas, alinhamento da formação às necessidades do mercado de trabalho, estímulo à inovação e integração curricular que permita itinerários formativos progressivos. A proposta inclui ainda ações de capacitação digital, articulação entre instituições de ensino e setor produtivo e criação de uma instância tripartite de governança para a PNEPT.

Para o Prof. Marcos James, a recondução reforça seu compromisso profissional com a transformação educacional e o desenvolvimento do país. “Participar deste grupo é uma responsabilidade estratégica. Trata-se de um espaço decisivo para alinhar a educação profissional e técnica às demandas reais da sociedade e do mercado, garantindo que a formação contribua para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou.

A expectativa é que os trabalhos do GTI resultem em avanços significativos na educação profissional e tecnológica, promovendo maior integração entre instituições formadoras, setor produtivo e governo, e assegurando que a formação atenda às demandas regionais e nacionais.