Protagonismo e Representatividade: Reitor da UniCatólica assume papel estratégico na ABMES

há 23 hora(s) - Institucional


thumbnail

O Reitor da UniCatólica, Prof. Dr. Marcos James Chaves Bessa, tomou posse como membro da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), integrando o Comitê de Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (IES) nesta terça-feira (13).

A solenidade aconteceu na sede da ABMES, em Brasília, marcando o início da gestão 2025–2028, agora liderada por Janguiê Diniz como novo diretor-presidente. Com o lema “Autonomia e Ação”, a nova diretoria assume o compromisso de intensificar a defesa da educação superior particular no país, fortalecer a articulação institucional e ampliar o diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A presença do Prof. Dr. Marcos James no comitê é reflexo de sua trajetória séria, ética e de compromisso com a qualidade no ensino superior. Sua participação apoiará temas importantes como inovação, regulação, inclusão e sustentabilidade.

Além de sua participação na ABMES, o Reitor também integra o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) do Ministério da Educação (MEC). Essa dupla atuação destaca o protagonismo da UniCatólica em temas estratégicos para o futuro da educação no país.

A diretoria da ABMES para a nova gestão reúne lideranças de centros universitários, universidades e faculdades de todas as regiões do Brasil, com foco em temáticas como inovação, ESG, educação profissional e tecnológica, políticas públicas e empreendedorismo.

A participação do Reitor da UniCatólica nos espaços de formulação e decisão educacional reafirma o papel do Centro Universitário como instituição de referência no Ceará e contribui para levar as demandas do Estado à mesa de discussões que moldam o futuro do ensino superior brasileiro.