• Graduação em Enfermagem

    • Duração
      5 anos (10 semestres)
    • Turno
       
    • Grau
      Bacharelado
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) enseja contribuir para a formação de um novo cenário de atenção à saúde, no qual paradigma assistencialista-reabilitador dê espaço ao atendimento de demandas oriundas do perfil epidemiológico, da política de saúde vigente e da participação popular, buscando concretizar uma formação profissional pautada em valores humanísticos, cristãos e éticos. O curso tem como eixos estruturantes o processo de Enfermagem (traduzido em processo de tomada de decisão que se volta para o indivíduo, para a família e para a comunidade, com base no amplo contexto até aqui citado) e o cuidado de Enfermagem, que vem a ser um contato humano zeloso e com prontidão, imprescindível nas relações que visam alcançar comportamentos e atitudes positivas frente à saúde, estando permanentemente guiado pelo respeito à dignidade da pessoa e pelo conceito de empatia.
 

Estude na UNICATÓLICA com 50% de desconto na sua matrícula.

 
VESTIBULAR 2019.2 - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI


 
 


Perfil do Egresso

Dos egressos da Unicatólica espera-se, como agentes de mudança, a prática sustentada por visão crítica e ampliada das condições de vida e de saúde das populações com as quais estejam envolvidos, especialmente as pessoas que vivem no Sertão Central do Estado do Ceará.


Mercado de Trabalho

O mercado inclui serviços de saúde pública e comunitária, ambulatórios, unidades de saúde, secretarias, instituições de ensino, serviço de atendimento móvel e urgência, dentre outros.


Desafios do profissional

O Enfermeiro tem um importante papel na interface entre o sistema de saúde (incluindo todos os profissionais da equipe de saúde) e a população, no que diz respeito à organização e gestão das informações, fundamentais na política de vigilância em saúde. Neste sentido, deverá estar preparado para o uso de tecnologias de informação, interpretação de dados da realidade de saúde micro e macrorregional, bem como para o planejamento de ações que visem à superação das dificuldades e dos problemas encontrados.


Diferenciais do curso

O Curso propõe-se a oferecer aos seus educandos uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que viabilize a aquisição da necessária competência técnica e política, alicerçada em princípios ético e humanísticos que possibilitem ao profissional assumir uma atitude responsável, comprometida e decidida para intervir nos problemas do campo da Enfermagem e da Saúde.


Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.


Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Vestibular Simplificado: ocorre semestralmente. Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.


Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.

O curso de Enfermagem da UNICATÓLICA - Centro Universitário Católica de Quixadá, recebe alunos do Sertão Central Cearense e de diversos municípios, tais como: Acopiara, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Ibaretama, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, dentre outros.