• Graduação em Educação Física (Bacharelado)

• Duração
      4 anos (8 semestres)
    • Turno

• Grau
      Bacharelado
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado da Católica de Quixadá, autorizado pela Portaria nº 209, de 27 de março de 2014, foi criado com o objetivo de atender a uma grande demanda do mercado de trabalho. Neste sentido, a partir de uma estrutura pré-estabelecida e com a oferta do Curso de Licenciatura em Educação Física, a Católica de Quixadá ampliou o nicho de possibilidades ao criar o curso de Bacharelado em Educação Física. O curso caracteriza-se por ser da área de saúde, portanto tem seu foco formativo no profissional para atuar neste âmbito. A grade curricular do curso é atualizada e atende plenamente a necessidade do mercado de trabalho e o tempo de integralização é de 8 semestres (4 anos). Algumas disciplinas do Curso de Bacharelado em Educação Física: Anatomia Humana; Fisiologia Humana; Fisiologia do Exercício; Nutrição e Exercício Físico; Atividades Físicas para Grupos Especiais; Musculação; Treinamento Físico-Esportivo; Cinesiologia e Biomecânica; Esportes Coletivos e Individuais.

Perfil do Egresso

O Bacharel em Educação Física tem como funções desenvolver atividades físicas, com crianças, jovens e adultos; Realizar treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes; Avaliar e supervisionar o preparo físico; Acompanhar e supervisionar as práticas esportivas; Prescrever e acompanhar atividades físicas para pessoas grupos especiais (idosos, hipertensos, diabéticos); Trabalhar junto aos demais profissionais de saúde fazendo parte de equipes multidisciplinares visando a melhoria dos indicadores de saúde (NASFs, PSFs, CAPs); Elaborar informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do esporte.

Mercado de Trabalho

O profissional de Educação Física é responsável pala promoção da saúde, bem-estar corporal e qualidade de vida, sendo cada vez mais requisitado por aqueles que buscam o condicionamento físico e a saúde do corpo. Por isso, o mercado de trabalho para quem se forma nessa área é altamente promissor. Uma pesquisa realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostrou que, de 2007 até 2010 o número de academias no Brasil chegou perto de 15.551, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América.

Desafios do profissional

O Bacharelado em Educação Física tem como principal desafio propagar a cultura do estilo de vida ativo à população, sobretudo no Sertão Central do Estado, o qual se tem evidenciado um crescente interesse pela prática de atividade física.

Diferenciais do curso

O Curso de Bacharelado em Educação Física da Unicatólica tem como principais diferenciais:

• Corpo docente altamente qualificado (Mestres e Doutores); Estrutura física compatível com a necessidade de formação especializada;
• Complexo Esportivo com piscina semiolímpica, Laboratório de Avaliação da Performance Humana; Academia de Musculação; Sala de Dança e Ginástica; Sala de Lutas; Ginásio Poliesportivo; Pista de atletismo e campo de futebol; biblioteca atualizada.

Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.

Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Vestibular Simplificado: ocorre semestralmente. Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.

Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.