• Graduação em Arquitetura e Urbanismo

    • Duração
      05 anos (10 semestres)
    • Turno
       
    • Grau
      Bacharelado
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

Desde que se estabeleceu como ser cultural, o homem se empenha em produzir o lugar onde se insere segundo suas necessidades e sua maneira de pensar. Seja em meio à paisagem construída, na sua morada, bairro, cidade, seja em meio à natureza, ou no campo, a arquitetura e o urbanismo constituem o conjunto das técnicas para concepção ideal desses lugares. Quanto mais complexos os desafios impostos pelo meio habitado e pelas técnicas que envolvem sua produção, maior a necessidade de planejamento e “pré-visão” de como esses espaços deverão ser produzidos e como irão impactar na vida das pessoas. O arquiteto urbanista é o profissional especializado em produzir esses planos e antevisões dos espaços habitados. Ele possui as habilidades e as técnicas para concepção e orientação da construção dos edifícios, do paisagismo, dos espaços públicos e a estruturação das cidades. Suas prerrogativas são a harmonia com as intenções dos indivíduos e dos grupos sociais, a minimização dos desequilíbrios espaciais, a utilização racional e responsável dos recursos naturais e o respeito à história e a cultura.


Perfil do Egresso

Profissional com sólida formação generalista, fundamentada no domínio dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Arquitetura e Urbanismo e daqueles advindos das ciências afins, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; Apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, envolvendo projetos arquitetônicos, urbanísticos e de paisagismo; Atuante na conservação e valorização do patrimônio construído: histórico, cultural ou ambiental; Capacitado a pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade da produção do espaço construído de forma crítica e reflexiva, para nela intervir acadêmica e profissionalmente.


Mercado de Trabalho

O acesso aos serviços de arquitetura e urbanismo ainda são muito limitados e no Ceará existe um dos menores contingentes de profissionais dessa área no Brasil, com mercado em expansão principalmente nas áreas de ensino, segurança do trabalho e planejamento urbano (Censo dos Arquitetos Urbanistas, 2012). De acordo com a resolução 21 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de 05 de abril de 2012 (RES CAU/BR 21-04/2012), as principais atribuições profissionais do arquiteto urbanista são:

I - supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
II - coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
III - estudo de viabilidade técnica e ambiental;
IV - assistência técnica, assessoria e consultoria;
V - direção de obras e de serviço técnico;
VI - vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem; VII - desempenho de cargo e função técnica;
VIII - treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
IX-desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
X - elaboração de orçamento;
XI - produção e divulgação técnica especializada; e XII - execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
(RES CAU/BR 21-04/2012)

Tais atribuições devem ser exercidas em relação aos seguintes campos de atuação:
I - de Arquitetura e Urbanismo, concepção e execução de projetos;
II - de Arquitetura de Interiores, concepção e execução de projetos;
III - de Arquitetura Paisagística, concepção e execução de projetos para espaços externos...;
IV - do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, … práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização... ;
V - do Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, ...gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, plano diretor, desenho urbano...;
VI - de Topografia, elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo...;
VII - da Tecnologia e resistência dos materiais;
VIII-dos sistemas construtivos e estruturais, desenvolvimento e aplicação tecnológica;
IX - de instalações e equipamentos referentes à Arquitetura e Urbanismo;
X - do Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas;
XI - do Meio Ambiente, estudo e avaliação dos impactos ambientais, licenciamento, utilização racional dos recursos disponíveis.
(adaptado de RES CAU/BR 21-04/2012)


Desafios do profissional

O principal desafio da profissão diz respeito a ampliação de sua atuação na sociedade, aumentando sua distribuição no território nacional, em especial ampliando sua atuação nas cidades médias e pequenas; ampliação de sua clientela no setor privado, de modo a incluir os grupos de renda média e baixa com serviços adequados e acessíveis e no setor público, aproximando-se da administração pública; maior inserção nas cadeias produtivas da construção e do planejamento territorial associado aos setores público, privado e ao terceiro setor.


Diferenciais do curso

• Primeiro curso do interior do Estado do Ceará;
• Desenvolve ações de formação do arquiteto urbanista específicas em relação à produção dos espaços dos sertões;
• Curso de formação ampla e generalista, abrangendo conhecimentos aplicados das artes, da área das tecnologias e das ciências sociais;
• Forte inserção na questão ambiental e nas preocupações com a paisagem;
• Atuação junto à administração pública, setor privado e às representações civis.


Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o FIES – Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, PROUNI – Programa Universidade para Todos e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.


Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente. A prova é elaborada com questões das disciplinas do Ensino Médio e uma redação.

Vestibular Simplificado: ocorre semestralmente. Neste, o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, o candidato não necessitará realizar as provas objetivas e de redação.

Transferidos e Graduados: os estudantes que desejam ingressarem na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.


Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.