Visita Técnica ao Porto do Pecém amplia vivências de alunos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação

há 19 hora(s) - Uni na Estrada


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No último dia 18 de setembro, quinta-feira, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação da UniCatólica participaram de uma visita técnica ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), uma das principais estruturas logísticas do Nordeste e peça-chave para a economia regional e nacional.

A atividade foi promovida pela Coordenação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, em parceria com a ATEJ – Atitude Empresa Júnior, com o propósito de proporcionar aos estudantes uma vivência prática sobre o funcionamento da logística portuária e sua relevância no cenário econômico.

Durante a programação, os alunos participaram de um tour guiado, percorrendo diferentes áreas do porto e observando de perto como funciona a logística integrada que conecta o Ceará ao mercado internacional. A dimensão da estrutura e a complexidade das operações impressionaram os participantes, reforçando a importância estratégica do Porto do Pecém para o desenvolvimento econômico do Estado.

A visita contou com o acompanhamento da professora Mestra Eva Valéria Maia Lameu e do presidente da ATEJ, Ademar Marques, que ressaltaram a importância de experiências que aproximam os conteúdos aprendidos em sala de aula da prática vivenciada em grandes empreendimentos.

Para os estudantes, a iniciativa representou não apenas um momento de aprendizado técnico, mas também uma inspiração para a reflexão sobre desafios e oportunidades em suas futuras carreiras.

Compromisso institucional

Com iniciativas como essa, a UniCatólica reafirma seu compromisso em promover experiências formativas inovadoras, ampliando a visão acadêmica para o mercado e fortalecendo a formação cidadã e profissional.

As visitas técnicas fazem parte dos componentes previstos nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e se inserem na política institucional de interação com organizações externas. Essa prática intensifica os espaços de aprendizagem aplicada, promove a articulação entre teoria e prática e contribui, de forma significativa, para a formação integral dos(as) estudantes, tanto como sujeitos sociais quanto como futuros profissionais.