Missão humanitária “Brazil Mission Trip” supera números de atendimentos e deve levar alunos da UniCatólica para missões em outros países, a partir de 2023

10h46m 02/09/2022 - Institucional, Saúde e Bem-estar


thumbnail

Em agosto de 2022, o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) iniciou, de fato, com suas primeiras experiências internacionais. O Brazil Mission Trip, ação humanitária realizada no município de Quixadá, por meio da parceria entre o Centro Universitário e a Faculdade de Detroit, dos Estados Unidos, veio afirmar essa proporsição.

Após toda a ação, estudantes e docentes de ambas a instituições puderam trocar ainda mais suas experiências na 10ª edição da Jornada Odontológica dos Alunos da Unicatólica – JOAC, evento de cunho científico do curso de odontologia, realizado anualmente. Durante o encontro, o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Cosmo Helder, apresentou o balanço das atividades realizadas ao longo dos quatro dias de missão (15 a 19 de agosto).

Em números, o Brazil Mission Trip atendeu cerca de 500 pacientes e realizou quase 2.500 procedimentos, entre eles, trabalhos de periodontia, aplicação tópica de flúor, restaurações, cirurgias, diagnósticos por imagem e encaminhamentos para atendimentos mais complexos. Os números expressos são acolhidos com bastante entusiasmo para de ambas as instituições. Dr. Michel, um dos missionários norte-americanos que esteve em missão em Quixadá, relatou durante apresentação que a missão no Brasil foi a que mais conseguiu atender pessoas e em tão pouco tempo. Ele relata que o aparato de determinados insumos e de pessoas (estudantes e profissionais) disponibilizados pela que a UniCatólica, foi crucial para o expresso quantitativo. “Todos os alunos e professores envolvidos encontraram o nosso ritmo e ritmo de operação, o que ajudou a acelerar as coisas”

“Encontramos nos alunos e profissionais brasileiros muita força de vontade, conhecimento elevado e um enorme desejo de cooperar conosco para a saúde bucal dos pacientes atendidos. Para mim, foi uma experiência de vida e que levarei para sempre em meu coração”, relatou a missionária norte-americana Nardeen Wahib.

Em um encontro restrito entre os membros da reitoria e da coordenação do curso de Odontologia da UniCatólica, juntamente com o professor da Universidade de Detroit e responsável pelo Brazil Mission Trip, Dr. Rafael Pacheco, foi dialogado a viabilidade de alunos e professores da Unicatólica em participarem de missões futuras em parceria com os estudantes e profissionais de Detroit. Sabe-se que já há um possível calendário para o primeiro semestre de 2023, com destino a Guatemala, país da América Central localizado ao sul do México. Para além das missões, estuda-se a viabilidade de um termo de cooperação para o início dos primeiros intercâmbios UniCatólica – Detroit, com programas de formação acadêmica.

Nos bastidores, alunos já começam a buscar formações complementares, como estudo da língua inglesa e casteliana, organização de projetos, editais e possíveis eventos para execução das missões cooperadas. Por meio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa, será disponibilizado cursos de extensão em idiomas para os estudantes e colaboradores. Entusiasmado, o atual presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Gabriel Renovato, já vislumbra diversas ações que contribuirão com o envio da comitiva brasileira para outros países. Ele ressalta que “temos muito conhecimento e práticas no campo odontológico, o que salta os olhos de profissionais do mundo todo e, paralelo a este serviço, nossos irmãos norte-americanos possuem tecnologia de ponta para acrescentar nos nossos trabalhos. No final de tudo, todos (alunos e pacientes) saem ganhando. É uma troca sem explicações, quem viveu pode afirmar o que estou dizendo”.

Em oportunidade de fala durante a X JOAC, o Reitor da UniCatólica ressaltou o incansável trabalho que a reitoria da IES e a coordenação de curso vem empreendendo para entregar aos alunos a melhor qualidade de ensino e as melhores experiências de campo, que, inclusive despontam o conhecimento e “permitem vivências mais humanas, empáticas e vão ao encontro da confessionalidade e da essência UniCatólica”.