Alunos criam histórias infantis e levam filosofia, comunicação e cuidado animal às crianças

há 10 hora(s) - Acontece na UniCatólica


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Como despertar a imaginação infantil e, ao mesmo tempo, promover reflexões importantes sobre o mundo? Foi com essa proposta que nossos alunos dos cursos de Filosofia e Medicina Veterinária participaram de uma atividade criativa e interdisciplinar na disciplina Estrutura da Comunicação: a criação de histórias infantis voltadas para o público de 8 a 12 anos.

A iniciativa surgiu a partir de entrevistas realizadas com crianças dessa faixa etária. A escuta atenta permitiu que os estudantes compreendessem melhor os interesses, dúvidas e formas de se comunicar do público-alvo, possibilitando o desenvolvimento de narrativas envolventes, com linguagem acessível e personagens cativantes. Os temas abordados foram inspirados diretamente nas áreas de formação dos alunos, promovendo uma ponte entre conhecimento técnico e sensibilidade pedagógica.

No curso de Medicina Veterinária, as histórias exploraram temas como a composição dos animais, o respeito à vida animal e a importância do cuidado com a natureza, promovendo valores de preservação e responsabilidade ambiental. Já os alunos de Filosofia trabalharam ideias como ética, convivência, empatia e o valor do diálogo, mostrando que questões filosóficas também podem — e devem — ser apresentadas às crianças de forma lúdica e significativa.

Mais do que exercitar a escrita criativa, a proposta reforçou habilidades essenciais para os futuros profissionais, como a comunicação clara, a escuta ativa e a responsabilidade social. A experiência gerou reflexões importantes sobre como os saberes acadêmicos podem (e devem) impactar positivamente a sociedade — inclusive os mais jovens.

A atividade encantou alunos e professores, e já há planos para transformar algumas das histórias produzidas em publicações digitais ou apresentações interativas em escolas da comunidade. Trata-se de uma experiência enriquecedora que une imaginação, conhecimento e compromisso com a formação humana desde a infância, reafirmando o papel social da universidade e o potencial transformador da educação.