UniCatólica dá salto de modernização e excelência

17h14m 09/03/2023 - Institucional


thumbnail

É notório a toda sociedade que, nos últimos anos, a UniCatólica avançou em modernização, excelência e estreitamento da relação com a comunidade acadêmica e civil. Mesmo na pandemia, foi perceptível identificar que a IES continuou realizando feitos, tornando-se a primeira instituição privada a emitir diplomas digitais, investindo no acervo e infraestrutura de sua Biblioteca, na revitalização do seu campus, na publicação de diversos editais de monitoria, pesquisa e bolsas de iniciação científica, para estímulo à comunidade acadêmica.

Organizações internacionais reconheceram a excelência da instituição, como é o caso da Universidade de Harvard, que recentemente renovou a parceria com o Centro Universitário e a Universidade de Detroit, que permitiu um intercâmbio cultural, científico e social aos discentes da UniCatólica e as comunidades em vulnerabilidade na sede e zona rural de Quixadá, gerando uma enorme expectativa de, brevemente, alçarem voos para outros países da América, para replicação da ação.

Considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como a 2ª melhor IES do Estado (dentre as IES privadas sem fins lucrativos) e a primeira do interior cearense, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC), a UniCatólica vem se solidificando a cada dia não somente pela sua qualidade de ensino, mas também pelo fator social. Desde a pandemia até os dias atuais, a Instituição já concedeu mais de 400 bolsas filantrópicas parciais e integrais aos seus discentes, possibilitando com que pessoas de baixa renda possam ter acesso à Universidade.

Com uma gestão altamente participativa e com escuta ativa para as atuais demandas, a Reitoria do Centro Universitário Católica de Quixadá não vem medindo esforços para a modernização de seu campus. Prova disso são as inúmeras reformas e melhorias, assim como as aquisições de materiais, insumos e equipamentos para sua expansão, tornando-se a cada dia, mais moderna, interativa e sociável a quem a visita ou desfruta da experiência diária, dentre elas pode-se citar a primeira etapa do novo Complexo Odontológico São João Calábria e o novo parque digital do Núcleo de Práticas Jurídicas e do Complexo Tecnológico do curso de Sistemas de Informação, ultrapassando um investimento de mais de um milhão de reais, só nos dois primeiros meses do ano de 2023.

Somados, as novas máquinas dos parques digitais ultrapassam mais de 100 computadores de alta performance, ideais para uso de softwares de uso jurídico, de programação, sistemas, inteligência artificial, tratamento de imagem, engenharias e outros tantos que se fazem necessários para a formação acadêmica, como para a utilização nas atividades extensivas de apoio e suporte a comunidade. Além de propiciar mais rapidez e eficiência no processamento de dados, o novo parque tecnológico contribuirá no melhoramento da eficiência energética do campus.

Por meio do acesso e uso dos laboratórios multiusuários, a modernização também colaborará para a inclusão digital do corpo discente, docente e técnico-administrativo.

Com o avanço, a intenção é que mais alunos da instituição de ensino apresentem propostas inovadoras por meio de grupos de estudo, criação de startups, aceleradores e incubadoras de empresas e testagem de protótipos de tecnologia, aproximando ainda mais a Universidade dos alunos para desenvolver tecnologias e competências, capazes de preparar para o futuro.