Especialização em Fisioterapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal

Objetivo

A Especialização em Fisioterapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal capacita o fisioterapeuta para atuar de forma assertiva em Unidades de Terapia Intensiva, minimizando agravos à saúde do cliente/paciente, otimizando e acelerando a recuperação do cliente/paciente por meio do uso adequado de técnicas baseadas em evidências científicas e tecnologias em saúde.

Público-alvo

Fisioterapeutas que atuem ou pretendam atuar nas áreas ambulatoriais e hospitalares, tanto da esfera pública quanto privada, seja em ambulatórios, UTIs, Semi-intensivas, UCE, Centros Cirúrgicos, adultos, pediátricos e neonatais.

Funcionamento

O curso assumirá a modalidade de ensino presencial teórico-prático (respeitando as resoluções previstas em curso), articulando momentos de:

• Aulas e seminários presenciais e/ou on-line coordenados pelo professor da disciplina com o objetivo de aprofundar o debate sobre temas e/ou questões objetos dos estudos orientados individuais.
  • Aulas práticas a respeito do temas abordados em seminários, na Clínica de Fisioterapia da UniCatólica e/ou Laboratórios Multidisciplinares e de Enfermagem da UniCatólica e/ou Unidades de Terapia Intensiva e Clínica Médica do Hospital Maternidade Jesus Maria José.

As aulas são ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial e/ou on-line, programado para o segundo ou quarto fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão as sextas-feiras de 13h às 17h30 de 18h às 22h e nos sábados subsequentes, de 7h30 às 12h e das 13h às 18h.

Valor da Mensalidade

1x R$ 99,00* + 19 x R$ 342,16.

Coordenador(a)

Prof. Me. Alain Oliveira dos Santos

Documentação Necessária (Digitalizada)

• 01 Foto 3×4.
  • Cópia do RG.
  • Cópia do CPF.
  • Cópia do Comprovante de Endereço.
  • Cópia do Diploma da Graduação.**
  • Cópia do Histórico da Graduação.
  • Currículo Lattes ou Vitae.

Descontos***

• Graduando e Egresso UniCatólica: 10% nas mensalidades
  • Não Egresso (formador de grupo c/ 5 pessoas): 10% nas mensalidades
  • Empresas / Instituições e Prefeituras conveniadas: 10% nas mensalidades
  • Advogados Associados OAB: 15% nas mensalidades.
  • Membros do CRA/Ceará: 15% nas mensalidades
  • Colaboradores Rede Católica (HMJMJ, CVA, Diocese de Quixadá, Rádio Cultura): 25% de desconto nas mensalidades.

* Valor referente à matrícula do primeiro módulo do curso.
** Caso o aluno esteja no penúltimo ou último semestre da graduação, a cópia do diploma poderá substituída por uma declaração de que encontra-se regularmente matriculado e o histórico de até onde já cursou a graduação.
*** Bolsas e descontos aplicáveis a partir da parcela 02 (mensalidades e rematrículas).

• Anatomofisiologia do sistema cardiorrespiratório e vascular
  • Fisiopatologia em Terapia Intensiva Adulto
  • Avaliação cardiovascular e respiratória no Adulto, exames de imagem, laboratoriais e monitorização do paciente crítico.
  • VMI e VNI e distúrbios Ácido-básicos no Adulto
  • Fisioterapia em TI adulto: condições respiratórias, cardíacas, renais, cirúrgicas e neurológicas
  • Anatomia, fisiologia e fisiopatologia cardiorrespiratória do neonato e da criança
  • Avaliação e monitorização do neonato e da Criança