• Graduação em Odontologia

    • Duração
      5 anos (10 semestres)
    • Turno
       
    • Grau
      Bacharelado
  •  MATRIZ CURRICULAR

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Odontologia é centrado no aluno, como sujeito da aprendizagem, e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. O curso busca a formação integral e adequada do estudante, por meio de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As atividades práticas específicas do curso de Odontologia são desenvolvidas gradualmente desde o início do curso, possuindo complexidade crescente, partindo da observação, das práticas pré-clínicas, realizadas em laboratórios, até a prática clínica e estágios supervisionados intramuro e extra muro. Temos ainda as atividades de promoção e prevenção da saúde bucal, que são desenvolvidas em comunidades para grupos prioritários, escolas públicas e privadas, organizações-não governamentais, hospitais, maternidade e população em geral.

Em relação ao serviço prestado à população pela Clínica do Complexo Odontológico São João Calábria da UNICATÓLICA, são atendidos pacientes provenientes de vários municípios do Sertão Central, que são recebidos através de referenciamentos dos diversos atores participantes do Sistema Único de Saúde no município-sede e nos municípios circunvizinhos.


Perfil do Egresso

Dos egressos do Centro Universitário Católica de Quixadá espera-se, como agentes de mudança, a prática sustentada por visão crítica e ampliada das condições de vida e de saúde das populações com as quais estejam envolvidos, especialmente as pessoas que vivem no Sertão Central do Estado do Ceará.

Nosso egresso é capacitado para o exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, humanos, legais e na compreensão da situação social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Os egressos atuam em atividades como a promoção da saúde bucal da população, num contexto em que, embora exista um trabalho preventivo, ainda é muito evidente a prevalência de cárie e doença periodontal.


Mercado de Trabalho

O cirurgião dentista egresso está apto a atuar no âmbito do serviço público e privado onde o profissional atuará nas diferentes necessidades do indivíduo e das comunidades. Seja intervindo em condições bucais já instaladas, prestando assistência odontológica dentro das diferentes áreas da Odontologia, ou prevenindo as principais doenças da cavidade oral. Pode, ainda, atuar na gestão de serviços de saúde estabelecendo políticas públicas ou gerenciando consultórios odontológicos, além de poder atuar também em sindicatos e associações de classes profissionais, realizando assistência e atenção a indivíduos e a grupos de indivíduos nas mais diferentes áreas da Odontologia.

São diversas especialidades as quais os profissionais de odontologia podem atuar. Dentre elas destacam-se: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais; Dentística; Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial; Endodontia; Estomatologia; Radiologia Odontológica e Imaginologia; Implantodontia; Odontologia Legal; Odontologia do Trabalho; Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; Odontogeriatria; Odontopediatria; Ortodontia; Ortopedia Funcional dos Maxilares; Patologia Bucal; Periodontia; Prótese Buco-Maxilo-Facial; Prótese Dentária; e Saúde Coletiva e da Família.


Desafios do profissional

A Odontologia está diante de vários desafios na saúde em geral com profundas repercussões sociais. As novas tecnologias, os fatores socioeconômicos, demográficos e culturais, associadas ao envelhecimento das pessoas e as dificuldades do acesso aos serviços de saúde trazem impactos para a saúde da população. O profissional tem o papel de prestar assistência odontológica de qualidade dentro das diferentes áreas da Odontologia, prevenindo os principais problemas de saúde bucal.


Diferenciais do curso

O curso de Odontologia da UNICATÓLICA conta com professores mestres e doutores, formados em Universidades renomadas no Brasil. Além disso, os alunos realizam atividades teórico-práticas laboratoriais e clínicas, com atendimento de pacientes sob a supervisão dos professores. O curso também conta com um Complexo Odontológico equipado com centro cirúrgico odontológico, laboratório de prótese dentária, radiologia odontológica digital, laboratórios de pré-clínicas e laboratórios de estudos, que proporcionam ao aluno condições ideais de aprendizado, pois simulam situações que o aluno irá vivenciar em seu dia a dia clínico. Além disso, o curso de Odontologia da UNICATÓLICA tem um alto índice de aprovação em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunitária; Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Programas de Mestrado e Doutorado nas mais renomadas instituições federais do Brasil como: Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP); Universidade Federal do Ceará (UFC); Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (FOA-UNESP); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre outras instituições de ensino superior.


Bolsas e Financiamento

A UNICATÓLICA conta com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Bolsas Sociais. O estudante poderá financiar seu curso em até 100%, sem fiador, já a partir do primeiro semestre.


Como ingressar na Unicatólica

O interessado poderá ingressar na UNICATÓLICA através das seguintes seleções:

Vestibular Tradicional: ocorre semestralmente e é realizado por meio de edital público com ampla divulgação, onde o candidato faz uma prova.

ENEM: o candidato poderá utilizar os resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao escolher essa opção, não será necessário o candidato realizar a prova exigida no Vestibular Tradicional.

Escore UNICATÓLICA: o candidato que obtiver aprovação em pelo menos um dos vestibulares anteriores, poderá utilizá-la como critério de ingresso.

Vestibular Agendado: o candidato deve obter aprovação em uma prova agendada.

Transferidos e Graduados:: os estudantes que desejam ingressar na UNICATÓLICA por meio dessa modalidade devem ficar atentos, pois a Secretaria Acadêmica receberá as solicitações duas vezes ao ano. As datas são estabelecidas no calendário acadêmico anual disponibilizado no site da instituição.


Diferenciais da Unicatólica

• Único Centro Universitário Católico do Estado do Ceará.
• Professores qualificados com mais de 70% de mestres e doutores;
• Biblioteca climatizada com sala de multimídia;
• Laboratórios especializados em informática, saúde e engenharia;
• 2 auditórios;
• Lanchonetes e ambientes de convivência;
• Complexo esportivo com academia, piscina semiolímpica e ginásio poliesportivo;
• Capela e Pastoral Universitária;
• Salas de aula climatizadas e com kit multimídia;
• Estacionamento para carros e motos;
• WiFi no Campus.

O curso de Odontologia da UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá recebe alunos do Sertão Central Cearense e de diversos municípios, tais como: Acopiara, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Choró, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Ibaretama, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Independência, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Ocara, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tauá, dentre outros. Assim, existem alunos matriculados na UNICATÓLICA provenientes da Região do Sertão Central, do Cariri, do Centro-Sul, do Norte, da Região Metropolitana de Fortaleza, do Vale do Jaguaribe, Região Jaguaribana e até mesmo de outros Estados do Brasil.