• Blog UniCatólica

Mais uma ação do UniDoBem na ONG Grão de Mostarda
Sem categoria

Mais uma ação do UniDoBem na ONG Grão de Mostarda

Cursos de Fisioterapia, Farmácia e Psicologia

Manhã

No dia 06 de setembro de 2017, os Profs. Thiago Brasileiro (Fisioterapia) e Elane Coutinho (Farmácia) visitaram a ONG Grão de Mostarda juntamente com alunos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia. A ONG fica localizada no bairro Campo Velho, e atende em média 150 crianças e adolescentes carentes. O trabalho assistencial e educativo tem como objetivo proporcionar um resgate social, retirando as crianças e jovens da ociosidade através de inúmeras atividades, por exemplo, reforço escolar, atividades artísticas, lúdicas e promoção humana. Na oportunidade, os alunos da disciplina de Responsabilidade Social comentaram sobre a preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem, em seguida, explicaram como criar brinquedos através de materiais que são descartados diariamente.

Para a aluna Gleyce Anny, do 10º semestre do Curso de Psicologia, esta visita proporcionou um contato mais próximo e a descoberta do contexto em que estão inseridas. Sendo possível um momento de reflexão, no qual foi possível transmitir um pouco de conhecimento e um novo olhar para o lixo produzido por cada um. A experiência se faz gratificante, pela recepção e simplicidade dos gestos recebidos. E vale ressaltar que, a partir de pequenos gestos existem inúmeras possibilidades de contribuímos com a vivência desses pequenos.

Tarde

Curso de Teologia

“A ética é pensar junto, de maneira coletiva, os princípios que queremos respeitar”

 

02

A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. Foi pensando assim que, durante cerca de uma hora, os alunos do Curso de Teologia conversaram com, aproximadamente,  35  adolescentes atendidos na Associação Grão de Mostarda, no dia 06 de Setembro, véspera do  feriado nacional, quando comemoramos “nossa independência”.

Com atividades lúdicas e linguagem adequada, os graduandos refletiram juntos aos adolescentes assuntos como Respeito a si mesmo, ao Próximo e às Coisas coletivas e Alheias, além de alertar para o exercício da cidadania e para a adoção de comportamentos saudáveis de convivência, mostrando assim que podemos caminhar na direção de uma sociedade mais ética, desde que efetivamente caminhemos enquanto coletividade.

Por: Neuton Júnior

Deixe seu comentário