I Simpósio Farmácias Vivas do Brasil evento nacional realizado pela UFC, UniCatólica e Conselho Regional de Farmácia do Ceará
Saúde e Bem-Estar

O I Simpósio Farmácias Vivas do Brasil, realizado de forma gratuita e virtual, no período de 19 a 21 de maio, teve o intuito de reunir profissionais do Brasil para expor experiências e trazer discussões relacionadas à área de fitoterápicos e plantas medicinais, com destaque para a institucionalização e implantação de Farmácias Vivas pelo País.

O evento foi promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) e Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), sob coordenação da Prof.ª Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira (UFC), Ma. Kellen Miranda Sá (UFC) e Prof.ª Ma. Cinara Vidal Pessoa (UniCatólica), com o valioso apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário FAMETRO (Unifametro), do Setor de Fitoterapia da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica (COPAF) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COAF) da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).

Destacando a presença de palestrantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), representantes e participantes de Estados, Distrito Federal, e Municípios do Norte ao Sul do nosso País, o evento contou com 5.037 inscritos.

Para a realização deste grandioso evento, foi escolhido especialmente o mês de maio, pois é neste mês que é celebrado o dia da planta medicinal, 21 de maio, em homenagem à data do nascimento do saudoso professor emérito da Universidade Federal do Ceará, Dr. Francisco José de Abreu Matos, internacionalmente reconhecido pela criação do projeto Farmácias Vivas, considerado o primeiro programa de assistência social farmacêutica baseado no emprego científico de plantas medicinais, com o objetivo de promover o seu uso racional.

Na oportunidade, foram homenageadas três profissionais que deram suas importantes contribuições às Farmácias Vivas e em pesquisas de plantas medicinais e fitoterápicos, por meio da Comenda Professor Doutor Francisco José de Abreu Matos: a médica Henriqueta Tereza do Sacramento (ES); a Prof.ª Rinalda Araújo Guerra de Oliveira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a química Amélia Maria Ramos Freire atuante no Programa de Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará (UFC). A comenda foi entregue de forma virtual pela filha do Prof. Matos, Aida Matos Montenegro, Arquiteta e Urbanista.

É importante ressaltar que foi comemorado também os 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Brasil (PNPMF), instituídas em 2006. O Brasil destaca-se, entre os Estados Membros da Organização Mundial de Saúde, pelos avanços alcançados na construção destas políticas e pela sua integração no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão Organizadora do I Simpósio Farmácias Vivas do Brasil agradece a todos os participantes e aos que colaboraram na construção deste evento. Nosso especial agradecimento ao Magnífico Reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá, Prof. Marcos James Chaves Bessa, aos palestrantes e mediadores que contribuíram para tornar este evento memorável e todas as instituições aqui representadas. Juntos, pelo fortalecimento das Farmácias Vivas do Brasil!

Por: Eduardo Sousa