• Blog UniCatólica

I Encontro sobre o uso racional de medicamentos promovido pelo curso de Farmácia da UniCatólica
Saúde e Bem-Estar

I Encontro sobre o uso racional de medicamentos promovido pelo curso de Farmácia da UniCatólica

No dia 5 de maio, foi comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população sobre os riscos à saúde causados pelo uso indiscriminado de medicamentos e pela automedicação.

Para promover uma reflexão sobre o assunto, nos dias 4 e 5 de maio, foi realizado o I Encontro sobre o uso racional de medicamentos, promovido pelo curso de Farmácia da UniCatólica, evento coordenado pela Prof.ª Ma. Cinara Pessoa, em parceria com o Centro Acadêmico de Farmácia, Liga de Fitoterapia (LAFITAM) e Farmácia Viva UniCatólica.

A programação consistiu em seis palestras, transmitidas via Google Meet. No primeiro dia do evento, a palestra intitulada Uso racional de medicamentos na oncologia foi ministrada pela farmacêutica Rainne Almeida. A Farmacêutica Arkila Pinheiro abordou sobre a Importância do Farmacêutico clínico no uso racional de medicamentos no âmbito hospitalar. No terceiro momento, a farmacêutica Kayane Aguiar enfatizou sobre o Uso racional de medicamentos para covid-19 na atenção primária à saúde.

No segundo dia, o evento contou com a participação da farmacêutica Fernanda Campos, que abordou sobre o Uso racional de medicamentos: conhecer para promover. Na sequência, a farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos (UFC), Ma. Kellen Sá enfatizou sobre o Uso racional e plantas medicinais e fitoterápicos. O Encontro foi encerrado com a palestra Uso seguro de medicamentos potencialmente perigosos, ministrada pelo farmacêutico e egresso da UniCatólica Jeimes Lennon.

O evento contou com a presença de acadêmicos do curso de Farmácia, profissionais farmacêuticos e com a participação ativa dos alunos da disciplina de Farmacovigilância e membros do Centro acadêmico de Farmácia, que promoveram educação em saúde através da divulgação de folders sobre o uso racional de medicamentos em redes sociais e vídeos educativos contribuindo para a promoção da saúde da população e para a formação acadêmica.

Por: Eduardo Sousa

Deixe seu comentário