Curso realiza III Semana Branca da Odontologia em Quixadá
Saúde e Bem-Estar

Curso realiza III Semana Branca da Odontologia em Quixadá

A Semana Branca da Odontologia surgiu por meio da Lei nº 17/2019, instaurada no município de Quixadá e que constitui uma semana voltada para os cuidados relacionados a boca e a prevenção do Câncer Oral, através de uma parceria entre a UniCatólica e a Prefeitura Municipal de Quixadá.

Em 2021, o evento contou com uma cerimônia de abertura, onde foi realizada a palestra com temática voltada para o diagnóstico precoce do câncer bucal, um momento muito enriquecedor para todos os presentes.

Ainda, ocorreu uma ação de Educação Coletiva em Saúde Bucal, realizada na Praça da Matriz de Quixadá, que contou com a participação de alunos do curso de Odontologia da UniCatólica e da Equipe de Saúde Bucal do Município, onde foi possível fazer uma pequena avaliação bucal nas pessoas ali presentes, bem como foi dada uma educação referente aos cuidados que os indivíduos devem ter com sua boca, como a escovação e uso de fio dental. Em seguida, foi feita uma atividade de comunicação sobre Saúde Bucal, na qual ocorreu uma conversa a cerca de doenças que afetam a saúde bucal e como elas podem ser evitadas, realizada na Rádio Cultura FM e Rádio Liderança 105.9, contando com a presença da Equipe de Saúde Bucal de Quixadá, do Coordenador do curso de Odontologia da UniCatólica, Prof. Me. Cosmo Helder, e de alunos do curso.

Na Semana Branca, também ocorreu uma ação coletiva de Educação em Saúde Bucal no Centro de Hemodiálise do Município e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), visando falar um pouco sobre autocuidados necessários à sua saúde oral e como os referidos podem evitar desordens a nível bucal e geral do corpo humano, que contou com a participação de alunos do curso de Odontologia e da Equipe de Saúde Bucal do Município. Ocorreu ainda a divulgação de material educativo odontopediátrico, com o objetivo de mostrar e ensinar aos pais e responsáveis os cuidados que devem ser realizados com a boca dos bebês e das crianças.

Por fim, para fechar uma semana tão especial e rica, ocorreram atividades de promoção de Saúde Bucal nos Postos de Saúde do Município de Quixadá, que contou com a participação de alunos e profissionais da área.

Ressalta-se o quão grande e relevante a Semana Branca de Odontologia é para a comunidade, assim como estudantes do município de Quixadá, em especial, àqueles relacionados a área da saúde bucal.