Cursos da Pós-UniCatólica promovem Workshop

Cursos da Pós-UniCatólica promovem Workshop

No mês de maio, a Pós-Graduação da UniCatólica promoveu um Workshop com uma série de palestras de importantes abordagens.

Através do curso de Especialização em Cuidados Paliativos, no dia 7 de maio, a palestrante convidada Fernanda Lopes explanou sobre “Aspectos históricos, conceituais e fundamentais dos cuidados paliativos”. Fernanda é Psicóloga; Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, pela Fundação Oswaldo Cruz; Ma. em Cuidados Continuados e Paliativos, pela Universidade de Coimbra; Esp. em Cancerologia – Modalidade Residência Integrada em Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará; Esp. em Psicologia em Saúde, concedido pelo Conselho Regional de Psicologia do Ceará; Esp. em Psicologia Hospitalar, concedido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, e Diretora do Instituto Escutha.

Dando sequência, no dia 15 de maio, houve a abordagem do tema Aplicabilidade dos cuidados paliativos na prática clínica – enfoque no controle de manifestações físicas e emocionais, com a convidada Suzy Ramos. Suzy é Enfermeira graduada pela UFC; Ma. em Enfermagem pela UFC; Oncologista pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Doutoranda pela Universidade de São Paulo e Enfermeira da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Nove de Julho (SP).

O evento também contou com palestras promovidas pelo curso de Especialização em Gestão em Saúde da Pós-UniCatólica. Assim, no dia 8 de maio, a convidada Karine de Castro falou sobre Atribuições práticas de gestores municipais de saúde no âmbito do SUS. Karine é Dra. em Enfermagem pela UFC; foi Secretária de Saúde do Município de Acarape-CE (2016-2020) e, atualmente, é Vereadora do Município de Acarape-CE (2021-2024).

Finalizando o evento, no dia 15 maio, o curso de Especialização em Gestão em Saúde realizou a palestra Governança federativa: a atuação dos gestores no ciclo de planejamento do SUS com Maria da Paz Andrade Monteiro. Maria da Paz é Fisioterapeuta; Esp. em Saúde da Família e Ma. em Educação e Saúde. Atualmente, é Servidora da Superintendência do Ministério da Saúde do Ceará, onde é chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa do MS. Está na Gestão Pública da Saúde há mais de 15 anos, atuando como Coordenadora da Atenção Básica de Mombaça/CE, Assessora de Planejamento em Juazeiro do Norte e Secretaria Adjunta de Juazeiro do Norte.

Os cursos de Especialização em Cuidados Paliativos e Gestão em Saúde da Pós-Graduação da UniCatólica são coordenados pelo Prof. Dr. Igor Cordeiro.

Por: Eduardo Sousa