• Blog UniCatólica

Conheça o grupo de Pesquisa em Educação Ambiental
Pesquisa e Iniciação Científica

Conheça o grupo de Pesquisa em Educação Ambiental

O grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Social (EAJS) é um projeto vinculado ao Núcleo de Iniciação Científica da UniCatólica, que desenvolve estudos acerca de temáticas ligadas ao meio ambiente e sociedade nas múltiplas áreas contempladas na instituição como as áreas: Saúde, Engenharia, Jurídica e Gestão. Os processos seletivos são abertos anualmente trazendo novos discentes que se interessam pela proposta abordada.

Ao longo de sua história, o grupo EAJS desenvolveu inúmeros projetos de pesquisa e extensão, em especial ações envolvendo a Associação Grão de Mostarda e estudos no âmbito de logística reversa, descarte de medicamentos e manejo resíduos sólidos. Apesar da pandemia, que assola o planeta, as atividades desenvolvidas pelo EAJS não pararam. Com uma adaptação ao meio virtual, os discentes continuam promovendo estudos, debates e ações nos eixos temáticos de interesse. Reuniões no Google Meet, elaboração de posts no Instagram e projetos desenvolvidos por meio das ferramentas digitais forneceram ao grupo resiliência para mesmo nesse período atípico contribuir para o desenvolvimento local e a ciência.

Em 2020, os alunos Tamires da Silva, Alan Cristhian Viana e Assucena Saldanha foram os vencedores do Prêmio de Iniciação Científica Dom Adélio Tomasin (Prêmio saber UniCatólica) na área da Saúde. Além disso, em 2021, conseguiram um aceite para compor um capítulo de livro e irão ministrar uma oficina no II Congresso Nacional de Inovações em Saúde (CONAIS) com o tema “Descarte de medicamentos armazenados em domicílios do Brasil”, assunto debatido e estudado em todo o ano de 2020.

Atualmente, o grupo é coordenado pela Prof.ª Me. Danielle Rabelo, conta com oito participantes e diversos projetos em variados temas para apresentações em congressos e eventos.

As expectativas dos discentes são bastante positivas e, aos poucos, o grupo EAJS está sendo cada vez mais abraçado pelo público geral, levando à tona informações importantes e potencialmente benéficas à comunidade.

Por: Eduardo Sousa

Deixe seu comentário