• Blog UniCatólica

Comitê de Ética com Seres Humanos da UNICATÓLICA
Pesquisa e Iniciação Científica

Comitê de Ética com Seres Humanos da UNICATÓLICA

Com o objetivo de acompanhar as pesquisas feitas pela Instituição, além de outros centros que desenvolvam pesquisa, a UNICATÓLICA, instalou o seu Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), em 2009. O CEP obedece às normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), sendo responsável pelo cumprimento da Resolução 466/12 (em vigor) do Conselho Nacional de Saúde que define as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, atualmente, complementada pela Resolução 510/2016 para pesquisas que envolvam as Ciências Humanas e Sociais no que tange alguns procedimentos metodológicos.

O órgão, registrado no CONEP, desde 16 de julho de 2009, recebe da comunidade científica as propostas de projetos que envolvam seres humanos para realização da análise ética. Quinzenalmente, as reuniões ocorrem na sede do CEP junto à UNICATÓLICA. O CEP é um colegiado interdisciplinar, independente, de caráter consultivo e deliberativo, instituído para assegurar respeito às pessoas, sujeitos de pesquisas, em sua dignidade e para garantir a qualidade científica/metodológica dos projetos de pesquisa, respeitando as normas e os padrões éticos. Apesar da suspensão das atividades entre os meses de dezembro/16 e março/17, em razão da nomeação dos novos membros do CEP, em conjunto com um novo coordenador, todos os 192 projetos encaminhados ao CEP já foram analisados em reuniões ordinárias e extraordinárias.

O CEP está à disposição para sanar possíveis dúvidas que possam surgir durante todo o processo, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 3142.6700.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário