• Blog UniCatólica

Campanha da Fraternidade 2019 fala sobre Políticas Públicas
Pastoral Universitária

Campanha da Fraternidade 2019 fala sobre Políticas Públicas

Iniciou-se, no dia 06 de março, a Quaresma e com ela a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema Fraternidade e Políticas Públicas e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

A Quaresma nos chama à conversão e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aponta a CF como um caminho pessoal, comunitário e social que possibilite a salvação que vem de Deus. O objetivo geral da Campanha em 2019 é: “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. As Políticas Públicas são ações específicas, programadas para atender às necessidades e aos problemas da sociedade.

A CF esclarece que falar de Políticas Públicas não é o mesmo que falar de política ou de eleições. Elas englobam o governo, mas, também, as instituições e os diversos atores envolvidos na solução de um problema. Vivemos numa democracia, fazemos parte da sociedade e somos chamados a uma participação ativa nesse tema.

A missão de Jesus é, também, missão de todos que o seguem; por isso, precisamos ter as mesmas ações que Ele teve: defender a viúva, o órfão e o estrangeiro – os excluídos daquela época –, multiplicar os pães para saciar a fome dos irmãos, atender aos doentes, dentre tantos outros gestos. Que saibamos assumir nosso papel nessa discussão das Políticas Públicas e promover o bem comum.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário