• Blog da UniCatólica

Campanha da Fraternidade 2018
Pastoral Universitária

Campanha da Fraternidade 2018

Levando em consideração o clima de violência no Brasil em todos os aspectos e, principalmente, a exclusão social, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem com a temática “Fraternidade e superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)” para a Campanha da Fraternidade 2018, tendo como objetivo geral “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Em uma sociedade à qual se insere uma cultura de morte, onde a vida não tem mais o seu real significado, o “poder” e “ter” fala mais alto que a dignidade da pessoa.

Podemos constatar assim, vários cenários que se caracterizam como violência. O grande número de assassinatos, roubos, corrupção e, a falta de expectativa de uma vida melhor é o que mais preocupa o cidadão/cidadã na sociedade de hoje. Inclui-se, também, como violência a discriminação racial, social, ou cultural, seja ela onde se enquadra. Falar e lutar por uma sociedade mais justa e de iguais, seguindo os passos de Jesus, é motivo de ameaça à vida.

O tema é amplo e diz respeito à vida de todos, podendo ser debatido em todas as esferas da sociedade brasileira. A Igreja, preocupada com as questões sociais, convoca a todos, cristãos e não cristãos, a lutarem por uma cultura do bem, do respeito, da tolerância e solidariedade.

Por:

Deixe seu comentário