• Blog UniCatólica

Realização do XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa Jurídica
Jurídico

Realização do XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa Jurídica

No dia 06 de junho de 2021, realizou-se na forma de vídeo conferência (Google Meet) o XVI Encontro de Iniciação à Pesquisa Jurídica. Já muito tradicional evento científico do curso de Direito da UniCatólica, sob a organizações dos Professores Ana Paula Gomes e José Mendes Vasconcelos e contou com a apresentação de 18 (dezoito) trabalhos científicos em três categorias: Artigo, Resumo Expandido e Resumo Simples.

Em momentos excepcionais de crise sanitária, o evento científico em questão configurou-se num grande sucesso e contou com a participação de discentes e docentes da IES, bem como com participantes externos. Vale salientar que foram apresentados no XVI EIPJ – 2021.1, artigos, e resumos expandidos/simples que promoveram e fomentaram as temáticas mais promissoras do direito atual, promovendo a dialética dos mais diversos posicionamentos conteudísticos jurídico-acadêmicos.

Como é legado deste evento, avalia-se os trabalhos científicos e os laureados deste semestre:

1. Na categoria Artigo: O impacto da violência doméstica na vida das mulheres pretas e pardas no Brasil sob a ótica da interseccionalidade, de autoria de Francisca Mariana Lima; orientada pela Prof.ª Dra. Ana Paula Gomes.

2. Na categoria Resumo Expandido: Os impactos da pandemia no abandono infantil e na adoção no Ceará, de autoria de Tayanny Saraiva; orientada pelo Prof. Pós-Dr. Saulo Nunes.

3. Na categoria Resumo Simples: Princípio da separação dos poderes. Uma visão dentro da Constituição Federal de 1988, de autoria de Monalisa Maia e Averardo Ferreira, acadêmicos do 1º Semestre do curso de Direito; orientados pelo Prof. Dr. José Mendes Vasconcelos. b. Textos literários sem especificidade jurídica e a formação acadêmica dos futuros profissionais jurídicos, de autoria de Michelly Fernandes, trabalho fruto do Grupo de Pesquisa Laboratório de Leitura, orientada pelo Prof. Dr. José Mendes Vasconcelos.

Com isso, a UniCatólica contribui de forma efetiva com engrandecimento da região cearense e do país quando, através de seu curso de Direito, proporciona o embate científico nas mais diversa temáticas do mundo jurídico em evento científico desse naipe.

Por: Eduardo Sousa

Deixe seu comentário