• Blog UniCatólica

Curso promove carnaval com debate de julgado discutido perante STF
Jurídico

Curso promove carnaval com debate de julgado discutido perante STF

Buscando otimizar o aprendizado acadêmico sob diversas perspectivas e nas mais diversas situações, o curso de Direito da UNICATÓLICA otimizou o que corresponderia ao feriado de carnaval e que em face da pandemia foi afastado para debater um dos julgados discutidos perante o STF de impacto significativo na seara jurídica em ritmo de carnaval. Assim, instituindo o bloquinho das disciplinas de Constitucional, com o Prof. Pedro Rafael Deocleciano; Penal, com a Prof.ª Semiramys Tomé; Civil, com a Prof.ª Janile Viana; e Hermenêutica, com o Prof. Júlio César Lobo, os professores travaram um debate interdisciplinar do julgamento do Direito ao Esquecimento, analisando criticamente e sob o prisma das disciplinas e de cada bloquinho a decisão travada no dia 11 de fevereiro, em que o STF concluiu que o Direito ao Esquecimento é incompatível com a Constituição Federal de 1988, através do exame do caso discutido através do Recurso extraordinário (RE)1010606.

Nesse sentido, os professores travaram o debate do julgado em comento sob a perspectiva de cada disciplina, discutindo criticamente os pontos de fundamentação levantados no julgado. O evento que se realizou de forma híbrida, com os professores no campus e os alunos em casa, através do Google Meet, contou com a interação e comentários dos alunos através de chat, contabilizando o expressivo número de 100 participantes.

O evento fomentou o debate acadêmico de modo crítico sob uma perspectiva descontraída e interdisciplinar, demonstrando que o exame de julgados que tramitam perante o STF podem ser uma excelente oportunidade para analisar através do estudo de caso e a discussão jurisprudencial os ensinamentos teóricos de cada disciplina, além de fomentar no seio acadêmico a ideia de unicidade do direito e de exame dos casos.

Por: Eduardo Sousa

Deixe seu comentário