Ao curso de Direito da UNICATÓLICA: PARABÉNS!

Ao curso de Direito da UNICATÓLICA: PARABÉNS!

Em 27 de novembro de 2020, sagrou-se o lançamento do livro 15 anos: um sarau de estudos jurídicos: docentes e discentes unidos pela ciência do Direito. Esta obra literária teve um escopo comemorativo aos 15 anos do curso de Direito da UNICATÓLICA.

O livro é composto de 11(onze) capítulos elaborados por professores e alunos (efetivos e egressos) do curso e remonta a uma viagem no mundo jurídico que faz passear pelos campos da judicialização da saúde à luz de um neoconstitucionalismo, visitar o sistema penitenciário e o aprisionamento feminino, perceber a fértil gleba da jurisprudência do STF, conhecer a inviolabilidade parlamentar, percorrer os desafios da família frente à pandemia, estar de frente com a burocracia da Administração Pública Brasileira, desbravar as operações de factoring, adentrar nas nuances do papel do advogado numa mediação, examinar o trabalho das mulheres sob um ponto de vista jurídico, assistir um embate prático entre Justiça e crime e até regredir à década de sessenta no século passado para re-estudar um assassinato.

A organização literária ficou a cargo dos professores Ana Paula Gomes, José Mendes Vasconcelos, Pedro Rafael Deocleciano, Saulo Nunes e Semiramys Tomé. A apresentação foi organizada pelo Reitor da UNICATÓLICA, Prof. Marcos James Bessa, e prefaciada pela Prof.ª Lirida Calou.

A história do curso de Direito da UNICATÓLICA remonta-se a março de 2005, onde está o início de seu efetivo funcionamento, conforme registro no Ministério da Educação, com a sua primeira turma de acadêmicos entranhando-se do mundo do Direito.

A sua concepção e posterior concretização nasce de uma ideia comum, edificada numa proposta emancipadora pela educação superior e, que, com o tempo se solidificou. Vários professores e alunos passaram pelo curso; e, estes, encontram-se, hoje, inseridos no mercado de trabalho jurídico.

Perfaz-se esta obra literária numa singela homenagem a este curso de Direito que transmutou a geografia do nosso Sertão Central e o transcendeu, contribuindo com o mundo científico do Direito.

Por: Eduardo Sousa