Integração UNICATÓLICA e CDVA

Integração UNICATÓLICA e CDVA

No dia 22 de outubro, a UNICATÓLICA recepcionou o evento de lançamento das matrículas e rematrículas 2021 do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA), antigo Colégio Valdemar Alcântara (CVA). Na ocasião, o Bispo Diocesano e Chanceler da UNICATÓLICA, Dom Angelo Pignoli, anunciou a integração das Instituições co-irmãs UNICATÓLICA e CDVA, explicando que, a partir de 2021, o Colégio Diocesano Valdemar Alcântara passará a funcionar nas dependências do Campus da UNICATÓLICA, onde acontecerão as aulas do Infantil ao Ensino Médio.

O evento contou também com as falas do Superintendente Executivo da Rede Católica, Cicero Felix, que destacou um novo modelo de gestão para as Instituições co-irmãs, através da formação humana e cristã e da prestação de serviços relevantes para o desenvolvimento e transformação social; da Diretora do CDVA, Prof.ª Eliene Maciel, que anunciou as novidades para 2021, apresentando o novo nome do Colégio, que incluiu o termo Diocesano, novo logotipo, fardamento, infraestrutura do Campus, entre outros; e do Reitor da UNICATÓLICA, Prof. Marcos James Chaves Bessa, ressaltando em sua fala que o processo de mudança é imprescindível para que as Instituições diocesanas continuem fortes, diante de suas missões institucionais e sociais. O Reitor relembrou ainda um pouco da história e formação do Colégio, enfatizando que ambas as instituições precisam estar bem preparadas para formar crianças, jovens e adultos para viverem a complexidade, a contingencialidade e a adversidade do mundo contemporâneo.

A integração entre a UNICATÓLICA e o CDVA possui como objetivo aprimorar e profissionalizar a gestão, fortalecer a catolicidade, adaptar os projetos pedagógicos para o novo cenário educacional e, consequentemente, torná-los referência em educação básica e superior, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a transformação social do Sertão Central.

Com a integração, a UNICATÓLICA ganha um excelente campo de estágio, possibilidades de desenvolver projetos de extensão para as crianças e jovens, maior utilização do seu complexo esportivo, por meio da oferta de aulas como futsal, basquete, vôlei, handball, natação, dança, academia, além de fortalecer a utilização de sua infraestrutura física. Já o CDVA recebe uma estrutura diferenciada com salas climatizadas, projetores, wi-fi, cantina, biblioteca, laboratórios, áreas de embarque e desembarque exclusivos para maior segurança e comodidade para os pais, tornando possível a concretização do seu maior sonho que é fortalezar seu núcleo de educação inclusiva para recepcionar aluno com os mais variados tipos de necessidades especiais.

Por: Eduardo Sousa