• Blog UniCatólica

Nota de esclarecimento a respeito do retorno das aulas presenciais no sistema híbrido
Institucional

Nota de esclarecimento a respeito do retorno das aulas presenciais no sistema híbrido

Com o advento da Pandemia da COVID-19, o Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica) não tem medido esforços para continuar proporcionando a qualidade de sempre no seu processo de ensino e aprendizagem.

A UniCatólica, alicerçada nos Decretos n°s 34.173, de 24 de julho de 2021, do Governo do Estado do Ceará, e 046/2021, de 25 de julho de 2021, do Município de Quixadá, decide, em regra geral, iniciar o semestre 2021/2 na modalidade de ensino híbrido para as aulas teóricas e na modalidade presencial para as aulas de estágios e práticas. Ressalte-se que os casos específicos serão alinhados e decididos com a Pró-Reitoria de Graduação.

Entende-se por ensino híbrido, neste momento de Pandemia, a modalidade em que o professor estará em sala de aula lecionando para discentes presentes no campus, atendendo aos limites estabelecidos nos Decretos supra mencionados, qual seja, 50% da capacidade da sala de aula, tendo a outra metade da turma que acompanhar a mesma aula pelo formato digital. Adite-se ainda que os alunos presentes virtualmente poderão interagir com o professor e com os discentes que estarão presentes fisicamente na sala de aula.

Essa inovação foi pensada pela família UniCatólica desde 2020, para proporcionar um retorno seguro para toda comunidade acadêmica atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e demais orientações de especialistas no assunto. Destaque-se ainda que o aluno poderá decidir livremente qual modalidade de ensino desejará cursar, respeitando seu contexto pessoal e algumas recomendações da instituição com o objetivo de prezar pela organização e segurança de todo o corpo acadêmico. Desta forma, a UniCatólica esclarece:

  1. As aulas teóricas retornam em sistema híbrido a partir de segunda-feira, dia 2 de agosto, podendo os alunos optarem por estar presencialmente no campus ou acessarem remotamente de forma síncrona, por meio digital, as mesmas aulas sem deslocar-se para o campus;
  2. Será observada a capacidade de 50%, sendo estabelecido, se necessário, pelo professor da disciplina por meio do AVA, um revezamento quinzenal de alunos;
  3. As aulas práticas e estágios com obrigatoriedade de presença no campus não podem ser acessadas remotamente, devendo ser realizadas no campus, conforme o calendário estabelecido pelos cursos, respeitando a capacidade de 50% dos laboratórios;
  4. Todas as medidas de biossegurança contidas no protocolo da UniCatólica devem ser respeitadas integralmente: medição da temperatura, uso de máscara em todos os ambientes do campus, higienização das mãos com álcool em gel, uso dos EPIs especificados nos laboratórios e clínicas etc;
  5. Os alunos que apresentarem sintomas gripais não devem vir ao campus, mas acessarem a sala via AVA e buscarem atendimento no SUS, ou em caso de aulas práticas e estágios, buscarem alternativas de reposição de aulas junto aos respectivos professores.
  6. As matrículas ficam prorrogadas até o dia 13 de agosto de 2021.

Ciente de seu papel na Educação e seu compromisso com a saúde, a UniCatólica não mede esforços para que os alunos tenham a excelência de sempre, mesmo com os desafios do chamado “novo normal”.

Desejamos a todos muita saúde e um excelente retorno às aulas, assim como um semestre de muito empenho e sucesso acadêmico.

Quixadá/CE, 30 de julho de 2021.

Prof. Marcos James Chaves Bessa
Reitor da UniCatólica

Por: Neuton Júnior

Deixe seu comentário