• Blog UniCatólica

Jornada Pedagógica 2021.1: Trajetórias e resistências da UNICATÓLICA
Institucional

Jornada Pedagógica 2021.1: Trajetórias e resistências da UNICATÓLICA

Felizes pelo reencontro, no último dia 27 de janeiro, professores, coordenadores e membros da Reitoria da UNICATÓLICA se reuniram na Jornada Pedagógica de 2021.1.

Organizado pelo setor de Recursos Humanos, em parceria com a Assessoria Pedagógica, o evento contou com participações presenciais e remotas, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Na programação, logo após as bençãos da Santa Missa para mais um ano de semeadura utilizando a metáfora bíblica do grão na terra boa, o evento focou na excelência do Ensino Superior, tomando como referência a história das resistências e transformações socioeconômicas que a UNICATÓLICA tem realizado em toda região do Sertão Central nos anos de sua existência.

Esse histórico institucional foi resgatado desde a homenagem aos trabalhadores que já possuem mais de 15 anos de trajetória profissional dentro da UNICATÓLICA. Em seguida, houve a apresentação da palestra de Wladson Sidney sobre a importância do carisma nas relações sociais. Na ocasião, também foi apresentado um vídeo que homenageia as 68 pessoas que já foram alunos da UNICATÓLICA e, hoje, atuam como colaboradores na IES.

A perspectiva histórica e reflexiva se encaminhou para o diálogo coletivo sobre dois pontos mais abrangentes. Por um lado, foram levantadas situações-problema e possíveis soluções no cotidiano de trabalho da instituição. Por outro lado, maneiras de reorganizar os processos organizacionais a fim de enfrentar os desafios para a continuidade do Ensino Superior de qualidade em contextos de crise.

O resgate histórico encadeou a compreensão de que a UNICATÓLICA já possui bastante experiência na produção de saberes que transformam a realidade social e econômica da região, seja pelas ações de ensino, pesquisa e extensão, seja pela atuação de seus egressos. Já foram muitas dificuldades enfrentadas e essa disposição continua. Pela força concatenada entre união, ciência e fé, os gestores e colaboradores da UNICATÓLICA, como um todo, demonstram muito entusiasmo para o aprimoramento na continuidade daquilo que a instituição tem feito de melhor: proporcionar educação superior humanista, inovadora e sustentável.

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário