Grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Social realiza Retrospectiva 2021
Por Maria Tamires da Silva e Francisco Alan Cristhian Viana da Silva.
O grupo de pesquisa em Educação Ambiental e Justiça Social (EAJS), coordenado pela Prof.ª Ma. Danielle Rabelo Costa, aborda questões diversas no eixo educação em saúde e justiça social. No ano de 2021, diversas ações foram realizadas pelo supracitado como a participação no II Congresso Nacional em Inovações em Saúde (CONAIS), por meio de uma oficina “Descarte de medicamentos armazenados em domicílios do Brasil: Atualidades, impactos ambientais e na saúde pública”, ministrada pelos alunos Francisco Alan, Tamires Silva e Assucena Saldanha e por meio de vários trabalhos publicados nos anais do evento acerca do uso do mastruz por famílias carentes no combate a parasitoses, uso racional de antibióticos e seus impactos ambientais e desmatamento.
O Expressão Católica 2021 também contou com a participação do EAJS por meio da apresentação e publicação nos anais do evento de resumos sobre o descarte de cosméticos e seus impactos ambientais, a comunicação da pessoa surdo-cega durante a pandemia, acompanhamento do paciente com diabetes mellitus e impactos na saúde mental durante a pandemia.
Houve extensão e ensino com a apresentação acerca do descarte de medicamentos para os alunos de farmácia participantes da turma de físico-química 2021.2 do Prof. Ranieri Sales, em que houve bastante interação e troca de conhecimentos proporcionando aos discentes um conhecimento muito importante para sua futura jornada profissional e um ampliar de horizontes quanto ao conhecimento de mundo e sua percepção cidadã do mundo.
Sendo assim, é notório que, mesmo em pandemia, o Grupo EAJS se adaptou às demandas do período, levando informações, sejam elas presenciais, remotas ou até mesmo por meio de divulgação nas redes sociais. A expectativa para 2022 é de crescimento e amadurecimento do grupo e muitas conquistas e vivências em ensino, pesquisa e extensão.
Deixe seu comentário