Comitê de Ética em Pesquisa UniCatólica: um colegiado interdisciplinar

Comitê de Ética em Pesquisa UniCatólica: um colegiado interdisciplinar

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UniCatólica é um colegiado interdisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Possui membros das áreas da Saúde, Ciências Exatas, Sociais e Humanas, que avaliam projetos de suas respectivas áreas de conhecimento de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde. Foi criado para defender os interesses dos sujeitos em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos e científicos.

“Participar do CEP da UniCatólica representa uma experiência única, pois agrega, ao mesmo tempo, responsabilidade e muito aprendizado sobre importantes intervenções da pesquisa como instrumento de transformação do meio em que vivemos. Além disso, compartilho da competência amizade e da parceria dos amigos que compõem este digno Comitê”, declarou o Prof. Pedro Rafael Deocleciano, Coordenador do curso de Direito da UniCatólica e membro do CEP.

“A participação, enquanto membro do CEP da UniCatólica, é uma experiência engrandecedora. Primeiro, porque temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos acerca dos aspectos éticos que envolvem pesquisa com profissionais de diversas áreas do conhecimento; segundo, porque contribuímos, por meio de uma análise crítica e minuciosa de projetos de pesquisa, para que haja uma maior segurança e implementação de pesquisas que cumpram todos os rigores éticos necessários”, declarou Igor Mendes, professor do curso de Enfermagem e membro do CEP.

Por: Eduardo Sousa