
Série de Webinars marca temas relevantes na Engenharia Civil
No intuito de minimizar os danos gerados pela pandemia na formação dos alunos do curso de Engenharia Civil, a coordenação desenvolveu uma série de Webinar, com palestras sobre conteúdos atuais, para garantir aos discentes uma atualização dos assuntos vigentes, contribuindo assim para a formação extra sala de aula.
Uma das palestras que chamou atenção foi a palestra intitulada Uma conversa sobre o caso da Barragem de Jati, ministrada por Ícaro Bastos, uma das maiores autoridades sobre o assunto, no dia 08 de setembro. Na oportunidade, foram esclarecidas todos os supostos equívocos e dúvidas geradas pelo problema ocorrido naquele empreendimento.
No dia 12 de setembro, os alunos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, entre outros, participaram de uma palestra com a influenciadora digital Paula Aranttes. Na ocasião, os participantes tiveram a importância de conhecer um pouco melhor sobre o empreendedorismo na área da engenharia e suas áreas afins. Foi relatado também a importância da formação do profissional e as dificuldades a serem enfrentadas.
Em outra oportunidade, no dia 19 de setembro, foi promovida a palestra intitulada O BIM e suas Expectativas para o Mercado da Construção Civil, ministrada pelo Prof. Akiro Chikushi, momento no qual foram registradas experiências e o compartilhamento de conhecimento, contando com a participação dos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo da UNICATÓLICA.
Cada vez mais exigido no universo da Engenharia Civil e da Arquitetura, o Building Information Modeling (BIM) envolve uma sé rie de processos e modelos 3D que congregam múltiplas disciplinas de projetos. A partir dessa ferramenta, é possível não apenas ter em mãos um modelo visual do edifício, mas também um banco de informações multidisciplinares relativas a todo o ciclo de vida do empreendimento.
Durante a palestra, que ocorreu de forma síncrona com os alunos, foi abordada a importância de que metodologia de Building Information Modeling (BIM) seja fortemente lembrada pela consolidação de todas as informações do ciclo construtivo em um local só, que a representação do projeto, seu planejamento e a orçamentação são consideradas etapas cruciais para que a obra comece e termine bem, por isso, as três devem ser muito bem delineadas já no início, de forma a servirem de base para o empreendimento evoluir de maneira sustentável e produtiva, gerando e até superando os resultados esperados.
Além disso, o Prof. Akiro cita que para que os projetos tenham maiores chances de obterem sucesso, respeitando-se o prazo e dentro dos custos provisionados, parâmetros raros atualmente, que, além da compatibilização de projetos, a metodologia BIM esteja aliada aos softwares presentes no mercado e possa fornecer ferramentas para diversas outras necessidades da construção civil.
Por fim, conclui afirmando que ferramentas como essas são capazes de aproveitar ao máximo as informações já registradas, e esse é justamente o objetivo do BIM.
Todos os participantes receberão certificados de participação nas palestras, que valem horas complementares. Ressalta-se ainda que a série de Webinars gerou muitos elogios e comentários positivos por parte dos alunos, que puderam ter a formação de um evento atual, com muitas especulações.

Ícaro é Mestre na área de Engenharia Geotécnica, com ênfase em segurança, e Doutorando na área de Recursos Hídricos, com ênfase no dimensionamento e operação de obras hidráulicas.

Paula Aranttes é formada em Engenheira Civil e Designer Gráfico.

Akiro Meneses é formado em Engenharia Civil e possui Esp. em Gestão de Obras e Construção Civil
Deixe seu comentário