I Jornada de Tecnologia do Sertão Central
Entre os dias 08 e 12 de abril, foi realizada a primeira Jornada de Tecnologia do Sertão Central, marcada pela integração dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. Este evento foi marcado, ainda, pelo trabalho em parceria dos cursos e dos seus Centros Acadêmicos, realçando a forte relação existente entre os mesmos, uma vez que os cursos apresentam forte relação com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o dia a dia da sociedade.
O tema abordado, neste evento, foi a Indústria 4.0, onde foram discutidas suas nuances, principais aspectos que relacionam o benefício da sua implementação com a expectativa de mercado, e o medo que poderá provocar ao impactar fortemente na demanda do mercado de trabalho. Para estas discussões, que provocaram um certo calor entre os participantes, estavam presentes o LAPISCO (Laboratório de Processamento de Imagens), Sinais e Computação Aplicada, marcando a abertura do evento, no dia 08 de abril, onde foram apresentados os principais conceitos a respeito do que é a Indústria 4.0 e os trabalhos e projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa ali representado.
No dia 09 de abril, foi a vez do SEBRAE marcar presença. Neste dia, realizou-se, concomitantemente, uma palestra com uma oficia de construção de ideia de negócios, onde os alunos puderam experienciar métodos e técnicas de desenvolvimento de ideias promissoras e motivados pela palestra que apresentou propostas de startups e fechou o dia com o convite para os alunos participarem do Hackaton, uma competição que visa “botar a mão na massa” e apresentar ideias que, ao serem avaliadas, poderiam ser escolhidas para concorrer com outras ideias no evento estadual do SEBRAE, que acontecerá em Fortaleza.
No dia 10 de abril, aconteceu a visita técnica à empresa Transnordestina, em Fortaleza. Os alunos puderam visitar os mais diversos setores da empresa, manutenção, operacional e logística. Na empresa, foi possível que os alunos observassem a forte relação existente entre a tecnologia com as ações de planejamento e o operacional, pois a empresa serve apenas como base para que as tomadas de decisão sejam realizadas e bem como o acompanhamento destas ações em campo, em tempo real. No dia 11 de abril, contamos com a apresentação da empresa Bugaboo Studio, de Fortaleza, que trabalha com o desenvolvimento de projetos voltados à realidade virtual e aumentada. Os alunos puderam ter a oportunidade de experienciar, pessoalmente, algumas das ferramentas utilizadas e desenvolvidas pela empresa, mostrando, ainda mais, a forte presença da tecnologia de informação na solução dos problemas industriais e do dia a dia.
No encerramento, dia 12 de abril, aconteceu a mesa-redonda com o Engenheiro de Produção da Troller de Fortaleza, Ícaro Feitosa, a doutoranda do programa LAPISCO, Shara Shami, e o professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri, Isydório Donato, onde foram abertas as discussões sobre os mais variados aspectos e temas envolvendo a inteligência artificial e sua contribuição positiva e negativa para as indústrias com a implementação do conceito Indústria 4.0.
Assim, espera-se que o próximo evento traga tantos frutos e parcerias com outras instituições e programas que agreguem valor como este evento ofereceu para os cursos da UNICATÓLICA.
Deixe seu comentário