UNICATÓLICA por uma educação sustentável

UNICATÓLICA por uma educação sustentável

A UNICATÓLICA, através do projeto “Católica nas Escolas”, vem realizando um trabalho de parcerias com as escolas de Ensino Médio de Quixadá, com objetivo de fortalecer o exercício democrático de cidadania, tudo mediado conforme a trilogia Ação X Reflexão X Ação, em busca de uma educação de qualidade.

Democratização da educação, nesse sentido, configura-se como uma postura que, assumida pelos dirigentes educacionais e pelos diversos sujeitos que participam do processo educativo. Com isso, se consagra o sentido democrático da prática social da educação, cujo objetivo é a qualidade da educação, constituinte de aprendizagem significativa. O acesso é, certamente, a porta inicial para o processo de democratização, mas torna-se necessário garantir que todos que ingressam na escola tenham condições para nela permanecerem, com sucesso.

Nesse pensamento, fundamenta-se o objetivo maior do projeto supracitado, que tem como iniciativa desenvolver ações junto às escolas do Ensino Médio públicas e privadas de Quixadá e municípios vizinhos, que minimizem certas carências e demandas apresentadas pelas escolas. Tal ação tem como intuito conscientizar todo público integrante e participante do projeto sobre a importância da sustentabilidade social, ambiental, econômica como ferramenta fundamental para manutenção e sobrevivência de uma vida ajustada, nos valores, éticos, morais e sociais.

O referido projeto acontecerá durante todo ano de 2018 e trata-se de uma atividade da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, tendo como Coordenador o Professor Osmar Batista, apoiado pelo professor Sérgio Horta, Miranice de Castro e Danielle Rabelo, e conta com o suporte dos cursos de Graduação da UNICATÓLICA.

Como exemplo, temos a ação realizada na Escola de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, onde a Prof.ª Soraya Gomes ministrou a Palestra “Habilidades Sociais”, sendo uma grande contribuição para o fortalecimento da relação professor aluno.