Setembro Azul em Quixadá: comunidade surda comemora e busca novas conquistas

Setembro Azul em Quixadá: comunidade surda comemora e busca novas conquistas

Os surdos do Sertão Central tiveram muito o que comemorar na última quarta-feira, dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo.

A luta por melhorias iniciou em 26 de setembro de 1857, com a chegada do professor surdo Ernest Huet. A professora e intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Aldenisa Peixoto, explica que, apesar das comemorações, o povo surdo continua enfrentando barreiras para se comunicar com a sociedade brasileira.

O IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Quixadá, em parceria com a UNICATÓLICA, realizou um evento alusivo à essa luta. O movimento, coordenado pelo professor surdo Alysson Saraiva, proporcionou aos estudantes de LIBRAS palestras com a temática da surdez e a importância da língua de sinal.

O evento, que reforçou a luta da comunidade surda por uma inclusão plena, finalizou as ações com o 1º bate papo em LIBRAS, na praça José de Barros, em Quixadá.