Projeto “UNIDOBEM” transforma a realidade de crianças carentes

Projeto “UNIDOBEM” transforma a realidade de crianças carentes

O projeto “UNIDOBEM” é composto por professores e acadêmicos dos cursos de Farmácia, Arquitetura, Odontologia, Direito, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Administração e Teologia da UNICATÓLICA que desenvolvem ações de extensão, quinzenalmente, na comunidade Grão de Mostarda, localizada no bairro Campo Velho, em Quixadá/CE.

O projeto vem buscando mudanças na realidade dessas crianças e, aos poucos, está conseguindo o resultado esperado. Assim, no dia 23 de março, os cursos de Farmácia e Odontologia desenvolveram atividades com as crianças. O momento foi marcado com um almoço para, aproximadamente, 150 crianças carentes, fruto da arrecadação feita pelas Profs.ª Elane Coutinho e Carla Patrícia Oliveira e pelos alunos de Farmácia. Posteriormente, foram realizadas palestras sobre a doença cárie, gincanas e escovação, sob supervisão da Prof.ª Sofia Carneiro e os discentes de Odontologia.

No dia 30 de março, as alunas do curso de Psicologia, Aline, Andreza, Daijane, Geiciane, Gercilândia, Jaina e Priscila e a Prof.ª Anice Maia desenvolveram atividades lúdicas com três turmas de crianças, de acordo com as faixas de idade de 2 a 5 anos, 6 a 9 anos e acima de 9 anos. A contação de história com temáticas acerca de questões inerentes ao desenvolvimento infantil foi o foco. Temas como imaginação, medo, timidez e conhecimento sobre o próprio corpo foram trabalhados com as crianças, que expressaram suas dúvidas, inquietações e vivências e foram ajudadas a compreender tais questões, por meio do diálogo propiciado pelas interações lúdicas que incluíram, também, o desenho livre. Na semana da Páscoa, o dia 12 de abril foi especial para cerca de 60 crianças que frequentam a Associação.

Os acadêmicos Antônio Durval e Marcelo Eduardo, juntamente com a Prof.ª Stânia Carneiro, alunos e professora do Curso de Teologia, conversaram sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, época tão significativa para nós, cristãos. Depois de assistirem a pequenos filmes sobre o assunto, as crianças falaram sobre o que esta época significa para eles e, em seguida, foi explicado, pelos discentes de Teologia, que Jesus é a verdadeira páscoa, Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar a vida. Por fim, depois de uma oração conduzida pelas crianças, chocolates foram trocados entre todos, por abraços carregados de euforia, carinho e alegria.