Conheça o Núcleo de Fé, Razão e Cultura da UNICATÓLICA

Conheça o Núcleo de Fé, Razão e Cultura da UNICATÓLICA

O mais novo Núcleo de Fé, Razão e Cultura (NFRC) da UNICATÓLICA, implementado em janeiro desse ano, promove o diálogo entre a fé cristã e o conhecimento racional-filosófico, evidenciando as conexões históricas entre teologia e filosofia, com a finalidade de apontar as múltiplas possibilidades de interlocução contemporâneas entre ambas. O Núcleo, ainda, enseja o diálogo entre a fé cristã e a esfera da técnica e das ciências naturais e humanas, avaliando os impactos dos avanços científicos sobre a mentalidade contemporânea e sobre a vida da Igreja Católica, bem como contribui para a reflexão que busca o alargamento dos horizontes da racionalidade, recolocando a questão de Deus e a questão do sentido do homem e do mundo no centro do debate intelectual cultural e universitário, entre outras atividades. Até o momento, foi realizado um evento sobre “A herança espiritual de Bento XVI”, no dia 18 de maio, tendo previsto a realização da 1ª Semana de Fé, Razão e Cultura, com Mons. Urbano Zilles, filósofo e teólogo, sobre as relações entre fé e razão na história.

O NFRC possui como Coordenador o Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção, 33 anos, Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2005), Mestre e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, (2010 e 2016). Rudy Assunção visa estimular um debate sadio, aberto com os diversos cursos, mostrando que uma instituição católica de Ensino Superior é defensora da universalidade, do conhecimento e não restringe o progresso verdadeiro do conhecimento. “Venho do sul de Santa Catarina e vejo a UNICATÓLICA como uma instituição de grande qualidade acadêmica, sem descuidar dos valores cristãos que a fundamentam. Aqui se conjugam o profissionalismo, o necessário aparato burocrático com um clima de fraternidade e de interação dos professores, alunos e colaboradores”, destacou.