Conhecendo a Extensão Universitária UNICATÓLICA – Parte II
Extensão e Comunidade

Conhecendo a Extensão Universitária UNICATÓLICA – Parte II

Você pode perceber que a Extensão está presente em diversas ações realizadas pelos cursos de graduação e também diretamente pelo setor. Conheça alguns Programas realizados pela Extensão Universitária na UNICATÓLICA!

Católica e o Mercado de Trabalho: Oferece à comunidade em geral cursos, seminários e oficinas de curta duração, em diferentes áreas do conhecimento, em períodos de férias, através da Semana de Extensão Comunitária, contribuindo, dessa forma, para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

Católica de Portas Abertas: Visitas de alunos do Ensino Médio à UNICATÓLICA, participação da comunidade em eventos culturais e esportivos, promoção de eventos ligados às oficinas de fotografias, teatro e desporto.

Expressão Católica: Evento realizado semestralmente para debater entre todos, intra e extramuros, o conhecimento das áreas do saber que integram os vários cursos ofertados. Público-alvo: alunos, professores, coordenadores, colaboradores, lideranças das comunidades e de todo o município de Quixadá, além de municípios vizinhos. Promove palestras, minicursos, workshops, convidando nomes de destaque da pesquisa científica que possam promover a interdisciplinaridade, fomentando o enriquecimento mútuo entre todos os cursos e colocando o conhecimento em debate.

UNIDOBEM: Trata-se de um programa multidisciplinar buscando promover a integração entre serviço ensino-comunidade, proporcionando ao aluno de graduação o conhecimento da realidade social, econômica, cultural, demográfica, urbana e rural da localidade em que estiver sediado, bem como a aproximação de diferentes cursos da graduação visando o estudo da comunidade de forma integral; O projeto de extensão UNIDOBEM visa contribuir na construção de um futuro melhor das comunidades, especialmente as carentes, proporcionando serviços e orientações técnicas com a participação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Teologia etc., proporcionando aos acadêmicos a convivência com a realidade social e prática profissional. A importância desta proposta está em conhecer o desenvolvimento socioeconômico e ambiental na comunidade, fortalecer organizações populares, conduzindo à autonomia para a tomada e implementação de decisões, com base numa cooperação organizada de esforços, prestar serviços que beneficiam as comunidades integrando vários cursos da UNICATÓLICA, ou seja, a prática interdisciplinar e multidisciplinar.

Católica-Lar: Programa multidisciplinar com intuito de promover melhores condições de vida para famílias carentes da comunidade local, com os conhecimentos advindos do aprendizado em sala de aula.

Através de uma visita na localidade de Pote Seco, observou-se a necessidade de colocar em prática os conhecimentos dos alunos, a partir do segundo semestre, com intuito de amenizar os problemas comunitários como: hidrossanitários, reuso de águas, controle de resíduos sólidos, recuperação de edificações, captação de águas etc.

logo catolica lar.jpeg

Associação Novos Horizontes: Atualmente, a sociedade como um todo está cobrando, cada vez mais, das empresas e seus colaboradores que atuem com ações sustentáveis, na defesa de um meio ambiente equilibrado e sustentável, em todos os aspectos sejam: educacionais, comerciais ou industriais na realização de ações que desenvolvam atividades de padrões de qualidade na defesa de ambientes saudáveis tanto nos aspectos morais, sociais e éticos, com abrangência nas áreas da educação, saúde e tecnologias. Os melhores exemplos vêm de grandes empresas, instituições que utilizam a Responsabilidade Social, também como ferramenta de promover seus produtos e ações como ponte para conquista de melhoria na qualidade de vida para toda a comunidade. Nessa vertente, a UNICATÓLICA surge com a ideia de oferecer uma ação social voltada a atender algumas demandas apresentadas junto à Associação Novos Horizontes, situada na fazenda Serra do Urucum, Distrito de Juatama. Nessa perspectiva, a UNICATÓLICA, junto aos cursos de Graduação, desenvolve um projeto com o escopo de debater, entender, trabalhar e atuar nos percalços enfrentados pela comunidade Novos Horizontes, desenvolvendo ações que minimizem os problemas enfrentados pela comunidade, bem como favorecendo uma melhoria na qualidade de vida das crianças e jovens assistidos pela comunidade.

Por: Eduardo Sousa