Novembro Azul
Eventos e Campanhas

Novembro Azul

Público alvo: Funcionários e alunos da UNICATÓLICA e moto-taxistas da cidade de Quixadá, com idade maior ou igual a 18 anos.

Local da atividade: Espaço em frente ao auditório Racquel de Queiroz e em duas salas localizadas nesse ambiente.

Dia: 24/11/16

Horário(s): 08:00-12:00 ou 13:00-17:00

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Em 2014, 69 mil novos casos foram diagnosticados, havendo a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

OBJETIVO GERAL
Realizar uma atividade educativa de conscientização para ajudar a combater o câncer de próstata e algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis e, principalmente, motivar a população masculina da UNICATÓLICA e de moto-taxistas de Quixadá a fazer exames preventivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Realizar uma abordagem inicial sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com a realização de uma atividade educativa pré-testagem rápida para hepatite B e C e Sífilis; verificação de Pressão Arterial e teste de glicemia;

b) Realizar uma abordagem mais aprofundada sobre a prevenção do câncer de próstata, como fatores de risco, métodos preventivos, diagnóstico e tratamento;

c) Realizar uma atividade física com o público-alvo;

d) Incentivar o público-alvo na prática de uma alimentação saudável;

e) Lançar a “Caderneta de Saúde do Homem” elaborada por um grupo de alunos do sétimo semestre do curso de enfermagem da UNICATÓLICA;

Por: Jefferson Leonel