1ª Semana de Fé, Razão e Cultura da UNICATÓLICA
Eventos e Campanhas

1ª Semana de Fé, Razão e Cultura da UNICATÓLICA

Entre os dias 15 e 17 de agosto, a UNICATÓLICA realizou a sua 1ª Semana de Fé, Razão e Cultura, promovida pelo Núcleo homônimo, coordenado pelo Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção. O conferencista da Semana foi o Dr. Mons. Urbano Zilles, Filósofo e Teólogo, professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A Semana tratou dos seguintes temas: “O diálogo entre fé e razão na história”, “A crítica da Religião (da Antiguidade a Hume)” e “A crítica da religião: Feuerbach, Marx, Freud e Sartre)”. Os professores da Instituição e outros participantes, ligados à educação, encontraram-se durante a tarde do dia 16 para explorar o tema “Ensinar Filosofia e Teologia hoje”. Foi um momento de diálogo aberto, sincero, no qual os docentes puderam expor ao experiente conferencista as suas questões sobre os desafios pedagógicos que encontram ao ministrar as suas disciplinas em um mundo de rápidas mudanças. Ainda, a Semana contou com ampla participação da Comunidade Acadêmica da UNICATÓLICA e de professores de outras instituições, além de lideranças eclesiais e religiosos. O objetivo da Semana foi precisamente aprofundar o debate entre fé e razão no interior da IES, preocupada que as diversas instâncias do saber estejam em permanente diálogo com a fé, sobretudo com a cristã. Dr. Zilles, autor de mais de setenta livros, discorreu acerca de temas espinhosos, levando os participantes a um verdadeiro aprofundamento nos autores escolhidos para a Semana.