VII Jornau acontece de forma interdisciplinar e com relevantes abordagens na área
Engenharia

Entre os dias 10 e 12 de novembro, em conjunto ao XV Expressão Católica, o curso de Arquitetura e Urbanismo realizou a VII Jornada de Arquitetura e Urbanismo (JORNAU) da UNICATÓLICA.

O evento contou com ampla participação de convidados externos, ex-professores, professores, egressos e alunos nas atividades promovidas, compostas por mesas-redondas, workshops, palestras e minicursos.

A JORNAU apresentou um caráter interdisciplinar, através da participação em atividades de professores de dois outros cursos da UNICATÓLICA: os professores Liene Ribeiro, do curso de Enfermagem, e Leonardo Lima, do curso de Psicologia, que participaram, respectivamente, da palestra “Memorial Inumeráveis”, tema de uma das disciplinas de projeto arquitetônico, em que são homenageados os mortos pela pandemia; e da apresentação do concurso “Habitação pós pandemia”, promovido pela UniFametro, em que as alunas Nadine Hévila e Anne Alves apresentaram a proposta submetida. Ambas as atividades foram orientadas pela Prof.ª Claudia Sales, que ministrou, ainda, uma oficina de Desenho em Quadrinhos.

Os professores Fernando Rossi e Débora Almeida, também apresentaram a proposta submetida pela equipe de alunos para o concurso de projetos submetido ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020).

As ex-professoras Isabelle Saraiva e Hortênsia Gadelha estiveram à frente do concurso de desenho proposto pela JORNAU.

Assuntos como empreendedorismo, construções tradicionais no Ceará, desempenho térmico de edificações, meios e documentação para alvará de construção, entre outros também foram abordados ao longo da semana, pelos diversos convidados externos. A aluna Beatriz Rodrigues também participou, ofertando oficina sobre Sketchup Básico.

Por: Eduardo Sousa