• Blog UniCatólica

SUS, hoje e sempre! Jordan Prazeres
EgressosSaúde e Bem-Estar

SUS, hoje e sempre! Jordan Prazeres

Jordan Prazeres é egresso do curso de Psicologia da UNICATÓLICA, turma 2018.2. Durante a graduação, a UNICATÓLICA lhe oportunizou a participação no Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), no Programa de Iniciação Científica (PIC) e em diversos grupos de estudo, extensão e pesquisa em saúde pública, o que acabou lhe incentivando a seguir profissionalmente no campo da Saúde Coletiva.

Possui especialização em Saúde Mental (UNICATÓLICA) e em Teoria Psicanalítica (FUTURA); mestrado em Saúde Pública (UFC) e está, atualmente, doutorando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da UFC. Tem atuado como bolsista de extensão tecnológica no Centro de Residências em Saúde (CERES) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e como professor no curso de Psicologia da Faculdade Plus, no município de Fortaleza/CE.

“Em um país como o Brasil, que é a 7ª nação com pior distribuição de renda do mundo e que atingiu o marco de 3.808 mortes por COVID-19 em 24 horas, falar sobre a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) é pensar na inviolabilidade do direito à vida que é preconizada pela Constituição Federal. A pandemia de COVID-19, maior crise sanitária do século, tem mostrado como o SUS é responsável por garantir à maioria da população brasileira o acesso à saúde. Como afirma a Profa. Lígia Giovanella, ‘se não fosse o SUS, com seu acesso gratuito por todo território nacional, o sofrimento seria maior’. Portanto, nós, profissionais e usuários desse sistema, precisamos lutar pelo fortalecimento e pela garantia do acesso universal e integral ao SUS. Agradeço à UNICATÓLICA pela formação oferecida, que me ajudou a entender que ‘Saúde é Direito. Não é favor’”, declarou o egresso.    

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário